Dicionário da Major League Soccer (MLS)

Dicionário – Major League Soccer

Já ouviu alguma expressão envolvendo a Major League Soccer e ficou sem entender? Calma! Todo mundo passou por isso e você não está sozinho.

Por isso, o Território MLS irá, através desta página, tentar explicar, de maneira simples, algumas das principais expressões usadas na liga.Major League Soccer (MLS): Nome dado à liga profissional de futebol dos Estados Unidos.

 

 

Competição

Supporters’ Shield: Campeão geral da Liga na fase dos pontos corridos. Título dado ao time de melhor campanha no geral.

MLS Cup Playoffs: Fase de mata-mata onde as melhores equipes da primeira fase se enfrentam para chegar à grande decisão.

MLS Cup: A grande decisão da MLS. É o título mais importante dos futebol nos Estados Unidos. Similar à Stanley Cup (NHL), World Series (MLB), NBA Finals (NBA) e ao Super Bowl (NFL).

Lamar Hunt U.S Open Cup:

Quando jogam os times da MLS na US Open Cup
(Reprodução/US Open Cup/Twitter)

Nome dado à Copa dos Estados Unidos, que nada mais é do que a tradicional copa nacional que todo país tem.

 





All-Star Game
: Jogo que reúne os melhores jogadores da temporada. No caso da MLS, estes jogadores formam uma só equipe e enfrentam uma equipe adversária previamente escolhida.

Conferência: Nome dado às duas subdivisões da MLS. Elas se dividem de acordo com as suas localizações geográficas. Os campeões de cada conferência se enfrentam na MLS Cup. Na MLS, são duas conferências: Leste e Oeste.

SuperDraft: Processo de recrutamento de novos jogadores para a MLS. Em geral, ele é realizado a partir da escolha de jogadores oriundos das universidades americanas que são selecionados numa ordem inversa à classificação da temporada anterior. A ordem do SuperDraft é a seguinte: equipes de expansão – equipes não classificadas aos playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram os playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram a MLS Cup da temporada anterior.

Combine: Conjunto de provas de habilidades físicas e técnicas nas quais os jogadores universitários têm a oportunidade de demonstrar seu talento futebolístico para os representantes das franquias.

Canadian Championship: É a Copa do Canadá. Originalmente disputada entre os canadenses da MLS e que agora ganhou a companhia dos times da Canadian Premier League. O campeão se classifica para a CONCACAF Champions League. Pela existência da Canadian Championship, nenhum time do Canadá obtém vaga para a Champions League via MLS e também não disputam a Copa dos Estados Unidos.

CONCACAF Champions League: Competição intercontinental entre clubes da América central e do norte. Similar à Libertadores, dá ao campeão uma vaga no mundial de clubes.

Comissário: Dirigente eleito para presidir a liga e mediar o interesse de todos os clubes.

 

Jogadores

Jogador Internacional (International Player): Como o nome já sugere, jogador que não tem cidadania americana. Os times da liga podem ter, originalmente, oito estrangeiros, mas podem adquirir novas vagas por meio de trocas.

Jogador Designado(Designated Player): Jogador que recebe salário acima do máximo estipulado pela MLS. Cada franquia pode ter apenas três Jogadores Designados. 
*Para os três times canadenses, os jogadores do Canadá também não contam como estrangeiros. Os americanos, formados nos clubes do Canadá, também não são considerados estrangeiros.

Jogador da franquia (Franchise Player): Jogador contratado como principal estrela e que se encaixa perfeitamente no time, levando sua equipe a vitórias, bons resultados e se tornando a principal referência técnica do time.

Most Value Player (MVP): Prêmio dado ao principal jogador da temporada.

Homegrown: Jogador formado na base do clube. As franquias podem assinar contrato com seus Homegrown mesmo que eles estejam na faculdade, impedindo-os de ir ao Draft. Saiba mais clicando AQUI.

 

Drafts

Draft de Expansão: Toda nova franquia, em sua primeira temporada, participa do Draft de Expansão. Cada nova equipe tem o direito de escolher cinco jogadores de qualquer equipe da MLS, sendo um de cada equipe. As equipes que tiveram atletas escolhidos no último Draft de Expansão estão imunes e cada time pode proteger (ou impedir que a nova franquia escolha) até dez jogadores de seus elencos.

SuperDraft: A seletiva mais importante da temporada. Realizada no inicio de cada ano, bem antes do começo das temporadas, o SuperDraft é onde os jogadores universitários são escolhidos pelas equipes da Major League Soccer, semelhante ao que acontece na NFL, NBA, MLB, NHL e demais ligas americanas.

Re-entrada: Menos importantes que os anteriores, o Draft de Re-entrada serve para que os jogadores dispensados pelas franquias possam se realocar em algum outro clube. Isso só é possível porque, na MLS, os atletas tem contrato com a liga e não com as equipes. Ao final do Draft, se o jogador não for escolhido por nenhuma franquia, ele fica livre no mercado americano. Esta condição não impede que o jogador seja contratado por uma equipe de outro país.

 

Taxas e Valores

Teto Salarial: Valor disponível para cada franquia arcar com os custos dos salários do elenco. É uma prática comum em outras ligas esportivas americanas que visa o equilíbrio financeiro e técnico entre as franquias.

Targeted Allocation Money (TAM): Valores estratégicos fornecidos pela MLS às franquias. Eles podem ser usados para a contratação de Jogadores Designados, por exemplo.

General Allocation Money (GAM): Dinheiro disponível nas franquias, que estão além de seu orçamento com salários. Os valores são repassados anualmente pela MLS.

 

 

Equipes

  • Franquia (Franchise): Os times da MLS são franquias e não clubes, como ocorre no Brasil. O termo franquia se dá ao fato de que a liga é dona dos direitos de se ter uma equipe e vende a investidores o direito de formar uma equipe em alguma cidade, sendo esta pré-aprovada pela MLS. Para ilustrar esta situação, há o caso do Chivas USA, que fechou as portas. Posteriormente, a MLS “pegou de volta” a vaga e repassou para os interessados em um novo time, surgindo daí o Los Angeles FC.

     

    Expansões (Expansions): Futuras franquias que entrarão na MLS. As novas equipes são chamadas de “equipes de expansão”, pois fazem parte de um programa de crescimento ou expansão da liga.

     

     

Seleções Americanas

USMNT: Sigla para “Seleção Nacional Masculina dos Estados Unidos”. Sempre utilizada quando alguém se refere ao time americano.

USWNT: Sigla para “Seleção Nacional Feminina dos Estados Unidos”. Sempre utilizada quando alguém se refere ao time americano.