Lamar Hunt Trophy: Como Funciona a US Open Cup, a Copa Aberta de Futebol dos Estados Unidos

 Com mais de 100 anos de história, US Open Cup é a competição mais tradicional do futebol nos Estados Unidos e antecessora da MLS.

 

Por Pedro Torres

Em algum momento acompanhando a MLS, você já deve ter se deparado com alguma informação ou comentário sobre a US Open Cup, mas o que é esse torneio e como ele é importante para o ecossistema do futebol nos Estados Unidos?

Quando jogam os times da MLS na US Open Cup
(Reprodução/US Open Cup/Twitter)

O começo da Copa

Competição de futebol mais antiga dos Estados Unidos, a fundação da competição é datada de 1914 e sob o nome de National Challenge Cup (Copa Desafio Nacional). Atualmente conhecida como U.S Open Cup, a mudança de nome veio em 1999 quando passou a chamar Lamar Hunt U.S. Open Cup, em uma homenagem a Lamar Hunt que é considerado o patrono do futebol nos EUA.

A National Challenge Cup foi o primeiro torneio de futebol a âmbito nacional nos Estados Unidos, levando em conta que os outros torneios não tinham uma premiação suficiente que conseguisse compensar as viagens e também contavam com pouca divulgação sendo essas competições desconhecidas em algumas partes do território nacional.

Quem foi Lamar Hunt?

Lamar Hunt
Lamar Hunt foi grande entusiasta dos esportes nos EUA (Reprodução/Kansas City Chiefs)

Lamar Hunt nasceu em 2 de agosto de 1932 em El Dorado. Considerado um grande entusiasta dos esportes, foi o responsável por fundar algumas ligas esportivas como a Major League Soccer e a American Football League (AFL).

Lamar Hunt também fundou e foi dono do Kansas City Chiefs da NFL, do Kansas City Wizards (hoje Sporting Kansas City), Columbus Crew e do FC Dallas da MLS. Hunt foi condecorado como Hall da Fama em três esportes, no futebol americano, no tênis e no futebol (soccer).

A entrada das equipes da MLS na US Open Cup

Seattle Sounders é um dos times da MLS que mais venceu a US Open Cup
Seattle Sounders é um dos times da MLS que mais venceu a US Open Cup. (Reprodução/Seattle Sounders)

Com a criação da MLS em 1993 num projeto visando a Copa do Mundo de 1994 que ocorreu no país, a MLS teve sua primeira partida disputada em 1996, com isso os times afiliados a Major League Soccer passaram a também disputar a US Open Cup.

Desde a entrada dos times da MLS no ecossistema da Open Cup, o domínio da liga foi absoluto na competição, sendo 1999 a única exceção do torneio quando o Rochester Raging Rhinos da USL venceu o torneio, batendo o Colorado Rapids da MLS nas finais.

Os maiores vencedores do torneio entre as equipes que pertencem a MLS estão, Seattle Sounders e Chicago Fire com quatro títulos cada. O Sporting Kansas City também soma quatro conquistas, mas algumas foram herdadas dos tempos de Kansas City Wizards.

Um ponto importante é que mesmo os clubes CF Montreal, Toronto FC e Vancounver Whitecaps pertencendo a MLS, eles não disputam a US Open Cup, já que o torneio é destinado apenas as equipes associadas a US Soccer Federantion (Federação de futebol dos EUA).

Um século de disputas

Fundada em 1914, a US Open Cup teve um total de 106 edições disputadas de maneira ininterrupta, até que em 2020 devido à pandemia do COVID-19, a competição não teve sua edição disputada atendendo as recomendações de prevenção da Organização Mundial de Saúde.

Vagas na CONCAChampions

Apesar de ser super tradicional e de estar no calendário dos clubes da MLS desde a criação da liga, a US Open Cup só passou a garantir vagas na competição continental de clubes da CONCACAF em 2007. O New England Revolution campeão do torneio naquele ano, foi o primeiro time a representar os EUA na CONCAChampions via US Open Cup.

Polêmicas e afastamento da MLS

Inter Miami é favorito ao título da MLS (Inter Miami X)
Inter Miami é favorito ao título da MLS (Inter Miami X)

Em 2024, a US Open Cup e a MLS enfrentam uma polêmica, já que a liga não vê com bons olhos seus times disputando o torneio e expondo consequentemente a imagem de atletas e times de outras ligas junto de jogadores que atuam na MLS.

Essa polêmica da MLS com as outras ligas dos Estados Unidos já vinha há algum tempo, mas ficou ainda mais acentuada após a chegada de Lionel Messi ao Inter Miami.