Estados Unidos, Canadá e México já tem vaga garantida para a Copa do Mundo de 2026 e CONCACAF terá três vagas diretas para a competição, que será a primeira com 48 seleções
A FIFA fez anúncios importantes nesta terça-feira (14) envolvendo a Copa do Mundo de 2026 e o novo formato do Mundial de Clubes que será colocado em prática a partir de 2025. Vale lembrar que Estados Unidos, México e Canadá são os países sede da próxima Copa.
Existia a dúvida sobre a vaga garantida para os países anfitriões, algo que a FIFA tratou de colocar ponto final visando a Copa do Mundo de 2026.
A garantia dos três principais países da CONCACAF nas próximas eliminatórias representará a possibilidade de classificação para países menores da região já que an Copa de 2026 inclusive será a primeira disputada com 48 times e não mais com 32.
Leia mais: Minnesota United vê sua principal estrela ser suspensa pela MLS
A FIFA ainda não divulgou os detalhes sobre as eliminatórias em todas as confederações para a Copa do Mundo de 2026 já que mudanças devem ocorrer devido ao aumento de seleções participantes.
Mais vagas para a CONCACAF no novo Mundial de Clubes
A FIFA já prepara as mudanças para um novo formato de disputa do Mundial de Clubes, que, inclusive, aumentou o número de vagas para todas as confederações já que o torneio passará a contar com um maior número de equipes.
O novo Mundial de Clubes que será disputado entre junho e julho a partir de 2025, também contará com 32 equipes e não mais sete. Com esse novo formato a distribuição das vagas por confederações ficou assim:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Começando em 2025, o Mundial agora será disputado no formato Copa do Mundo também de 4 em 4 anos e as confederações devem divulgar nos próximos meses como funcionaram suas respectivas distribuições de vagas.