sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioMajor League SoccerFlamengo mantém conversas para ter filial na MLS, diz site

Flamengo mantém conversas para ter filial na MLS, diz site

ATUALIZAÇÃO (2 de março, 2021)

Segundo reportagem do jornal brasileiro O DIA, a intenção do Flamengo/BRA em possuir uma franquia da ainda é real. Isso porque Rodrigo Tostes, vice-presidente financeiro do clube, afirmou que mantém contato com clubes do país e que as conversas estão acontecendo.

Ainda segundo a reportagem, Tostes também afirmou que, constantemente, acontecem reuniões entre os membros do rubro-negro envolvidos no projeto com a participação de Rodolfo Landim, presidente do clube. 

Inicialmente, a ideia era expandir a marca do Flamengo/BRA com uma filial em Las Vegas além de um estádio próprio.

Autor: Henrique Simão

MATÉRIA ORIGINAL (23 de agosto, 2020)

Flamengo na ? Assessoria confirma intenção de globalizar a marca

Uma notícia muito curiosa chamou a atenção na tarde deste domingo (23). Segundo o jornal O Globo, o gigante brasileiro e atual campeão do Campeonato Brasileiro e Copa , Flamengo, estaria próximo de anunciar uma franquia nos Estados Unidos nos próximos dias. Entenda essa historia:

Segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o Clube de Regatas do Flamengo estaria negociando uma franquia própria nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Las Vegas. Segundo a matéria, a intenção do Flamengo seria internacionalizar a sua marca, e que para isso, estaria em negociações com a Major League Soccer. O clube estaria recebendo ajuda da prefeita Carolyn Googman, envolvida diretamente nas negociações e que ja disse publicamente querer uma franquia na cidade.

Flamengo Estados Unidos
Reprodução/Site FIFA

Ainda segundo Lauro Jardim, o desembarque do Flamengo nos EUA é parte de um mega empreendimento imobiliário, que erguerá um novo bairro na cidade, chamado Cushman District. O jornalista também diz que o anúncio devera ser feito pela prefeita Carolyn Googman no dia 2 de Setembro. O “acordo” entre Flamengo e Las Vegas incluirá um estádio próprio, o que em teoria é algo viável, desde que exista um projeto real da construção de um estádio de futebol na cidade para acomodar uma possível franquia de Soccer.

Las Vegas, que não tem franquia na liga, é uma das cidades interessadas nas “ultimas vagas” de expansão da liga. Na cidade, existe o Las Vegas Lights, que disputa a USL, segunda divisão. Como citado acima, a prefeitura de Vegas, em parceria com investidores, trabalha em um projeto para conseguir ter um novo estádio de Soccer na região.

O jornalista e narrador do Território MLS, Diego Marques, entrou em contato com a assessoria do Flamengo, que confirmou que o clube vem trabalhando para globalizar a marca. Confira a nota:

NOTA OFICIAL – CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Em relação à nota publicada neste domingo (23/08) na coluna de Lauro Jardim (O Globo), o Clube de Regatas do Flamengo informa que vem trabalhando para a consolidação de um projeto de globalização da marca. No momento oportuno trataremos do tema com responsabilidade e máxima transparência.

A nota oficial do Flamengo explica pouco, mas de fato não nega o que disse o jornalista Lauro Jardim.

OUTRAS EQUIPES JÁ SE AVENTURARAM EM SOLO AMERICANO

Outras equipes tem franquias em mais de um país e isso não é novidade nos Estados Unidos. Na MLS, por exemplo, New York City e New York Red Bulls são filiais de clubes europeus. O Tijuana, do México, tem uma equipe sub 23 na quarta divisão (NPSL). Falando em Brasil, o maior exemplo é o Boston City, que atua na NPSL e tem uma franquia na cidade de Manhuaçu, Minas Gerais.

O Corinthians também teve um projeto nos Estados Unidos, chamado de Corinthians , que jogou apenas em ligas semi-profissionais.

CHIVAS, DO MÉXICO, FRACASSOU NA MLS

O tradicional Chivas Guadalajara, do México, se aventurou na MLS no início do século. Em 2004, a Major League Soccer anunciou o Chivas USA, em Los Angeles, como 11ª franquia, na primeira leva de expansão da liga. Em 2014, dez anos após a entrada do clube na liga, a Major League Soccer anunciou o fim da franquia, posteriormente substituída pelo LAFC. Os motivos para o fim do Chivas USA foram, principalmente, a falta de apelo junto ao público e o fraco desempenho em campo. O comissário da MLS, Don Garber, chegou a admitir que a idéia de criar um time destinado aos hispânicos, que pudesse coexistir com o Galaxy, foi um erro.

FLAMENGO CHEGARÁ NA MLS?

Esse é o ponto mais discutível. Por mais que essa seja a intenção, ainda será necessário, junto à cidade de Vegas, pagar muito caro para entrar na MLS. E antes disso, a liga precisará aceitar o projeto e escolher Las Vegas como uma de suas próximas expansões. Em entrevistas recentes, o comissário Don Garber disse que a liga iria dar um tempo ao atingir 30 franquias, o que acontecerá em 2023, com a entrada de St. Louis SC e Sacramento Republic.

Por experiência própria de quem vive o futebol norte-americano há anos, acreditamos que, num primeiro momento, é mais provável que o Flamengo USA, caso saia do papel, joguem em uma liga semi-profissional, como a USL League Two ou NPSL, ou no máximo atinja a ou a NISA, hoje terceira divisões e que pedem um baixo investimento para novos clubes. No entanto, é possível que pessoas influentes e poderosas tentem convencer à MLS de que o Flamengo USA será uma boa idéia. O problema é que o ocorrido com o Chivas USA deixou marcas negativas e o FLA USA não é um projeto como o New York City e o Red Bulls, time criados para de fato receber altos investimentos à nivel de competição.

Flamenguistas nos Estados Unidos existem, mas será que eles serão o suficiente para sustentar um time de futebol em uma cidade tão grande como Vegas? E os americanos? Irão abraçar um time brasileiro ou recusarão a marca, assim como fizeram com o Chivas?

O Território MLS seguirá de perto essa história e trará novas informações em breve.

Colaborou: Pedro Breganholi, Júnior Ribeiro e Diego Marques.

(Reprodução/Twitter Mengo Nordestino | Flamengo)

Artigos de Destaque

Galerias

Real Madrid vs Barcelona - Soccer Champions Tour by John Perdicaro

16 photos
1 views

US Open Cup Final by Celso Oliveira

20 photos
1 views

Impact 99, USWNT vs Mexico by John Perdicaro

48 photos
0 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -

Populares

Concacaf