Conheça um pouco mais sobre o Club León, finalista do Apertura 2021 da Liga MX
O León avançou para as finais do Apertura 2021 e os detalhes do caminho tanto do León como do Atlas, você pode conferir aqui. Agora é hora de entendermos quem é o Club León e qual o nível de grandeza dessa instituição no futebol mexicano.
Dono de oito títulos de Liga MX e cinco títulos de Copa MX, os Panzas Verdes estão entre os maiores campeões nacionais do México e recentemente em 2021 conquistaram sua primeira taça internacional – a Leagues Cup. Um clube repleto de troféus mas também de episódios de sofrimento e dor para sua torcida, como os rebaixamentos e seus tantos e tantos anos na segunda divisão mexicana.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
UM GIGANTE JÁ NOS PRIMÓRDIOS
León fincou seu lugar entre os grandes do futebol mexicano já no início do profissionalismo. Em pouco mais de 10 temporadas, La Fiera já era tetracampeão mexicano e tinha entre seus grandes jogadores um símbolo da seleção nacional: Antonio “Tota” Carbajal. O goleiro mexicano está entre os jogadores que mais disputaram Copas do Mundo, com cinco participações em mundiais. Outro jogador que marcou época foi o atacante Adalberto López, até hoje o maior artilheiro da história do clube.
Nos anos 60 e 70, as conquistas de liga cessaram, afinal haviam outros grandes times na disputa como Chivas Guadalajara, Cruz Azul, América e Toluca. Porém, isso não impediu o León de empilhar troféus de outra competição – a Copa MX. Os Panzas Verdes já tinham conquistado duas copas nacionais nas décadas anteriores e conquistaram mais três, chegando ao pentacampeonato da copa nacional.
OSTRACISMO E REBAIXAMENTO NOS ANOS 80
Os grandes momentos de décadas passadas foram rareando e para solucionar isso, o León contratou o goleador brasileiro “Cabinho” em 1983. Pouco conhecido dos torcedores brasileiros, Evanivaldo de Castro é simplesmente o maior artilheiro da história da Liga MX. Cabinho chegou a obter artilharias pelo León, mas o clube seguiu na seca de títulos já incômoda.
Cabinho se foi em 1985 e o León continuou se aproximando da temida possibilidade de rebaixamento. Foi em 86-87 que a catástrofe se concretizou e agora La Fiera teria um desafio diferente pela frente. O rebaixamento e o acesso no México têm uma característica peculiar e ainda mais amedrontadora se comparado a outras ligas – historicamente, apenas o campeão sobe de divisão.
Para o León, não bastaria ficar no G4 ou G3 da divisão inferior, a equipe precisaria ganhar a segunda divisão 87-88. O León foi o grande líder da fase de classificação, mas se viu derrotado na finalíssima diante do extinto Cobras, que ascendeu naquela temporada.
O gigante León também não subiu na temporada seguinte, pelo contrário, não avançou nem à Liguilla. A duríssima missão de ser campeão da segunda divisão veio finalmente em 89-90, quando o time venceu o extinto Inter de Tijuana e finalmente regressou ao seu merecido lugar na elite nacional.
FIM DO JEJUM E A VOLTA DE TEMPOS SOMBRIOS
O León voltou a ser campeão com o título da segunda divisão em 89-90, mas a torcida estava ávida por voltar a ver seu time levantar uma taça verdadeiramente relevante no cenário nacional. O fim do jejum veio pouco tempo depois do retorno à elite, na temporada 91-92. O título veio após vencer o Puebla na final, que na época era uma das grandes potências do futebol mexicano. Um dos grandes nomes daquele time foi o renomado Tita, que conquistou diversos títulos no futebol brasileiro durante a década de 80.
O León ainda viria a ser vice-campeão nacional em 1997 antes de mergulhar no pior período de sua história. Na temporada 2001-2002 ocorreu o segundo rebaixamento do clube e dessa vez a saga para retornar foi composta por contornos ainda mais dramáticos que o rebaixamento dos anos 80. A regra de acesso para apenas uma equipe persistia, de forma que o León teria que novamente ser campeão da divisão inferior. O regulamento previa uma final entre os campeões do Apertura e do Clausura e o vencedor desse duelo ascendia à Liga MX.
Na primeira temporada presente na nova realidade veio um golpe pesadíssimo: O León perdeu a final do acesso para o seu maior rival, o Irapuato. Nos anos seguintes o León continuaria acumulando traumáticos vice-campeonatos, seja na final pelo acesso, seja na final dos torneios Apertura e Clausura.
A passagem pela segunda divisão chegou ao fim apenas em 2012, quando o León, sob o comando do treinador Gustavo Matosas, venceu a final diante do Correcaminos e sagrou-se campeão da segunda categoria do futebol asteca. Vale também lembrar que na temporada anterior ao acesso, o León foi comprado pelo Grupo Pachuca, poderoso conglomerado empresarial que até hoje detém o controle do clube.
RESSURGIMENTO, MARACANAZO E TÍTULOS DA ERA MATOSAS
Em sua segunda temporada na elite, assim como em 91-92, o León voltou a ser campeão nacional. A equipe esmeralda sagrou-se campeã do Apertura 2013, conquistando seu hexacampeonato, e classificou-se para a Libertadores de 2014. O primeiro semestre daquele ano reservaria grandes alegrias para a torcida do León. O clube se classificaria de forma inédita para as oitavas-de-final da Libertadores com direito a vitória histórica no Maracanã diante do Flamengo/BRA e seria novamente campeão mexicano no Clausura 2014.
Aquele time da temporada 2013-2014 tinha referências importantíssimas como os meias Luis “El Chapito” Montes e Carlos “Gullit” Peña, o zagueiro “Nacho” González e o conhecido centroavante Mauro Boselli, que é o segundo maior artilheiro da história do clube. Os três primeiros dessa lista, inclusive, fizeram parte da campanha vitoriosa na segunda divisão em 2011-2012.
O León de Matosas foi a primeira e até agora única equipe a ganhar os dois torneios da temporada, Apertura e Clausura. O clube também tornou-se o único a acumular bicampeonatos consecutivos tanto na fase de torneos largos, temporadas 47-48 e 48-49, como na fase de torneos cortos, Ap2013 e Cl2014.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
LEÓN ENTRE OS PODEROSOS
La Fiera passou por um pequeno período sem conquistas após 2014, contudo em tempos recentes é sem dúvidas uma das equipes mais competitivas do futebol mexicano.
A final de 2021 representa o terceiro ano seguido que o León chega a decisão do campeonato mexicano. O clube sofreu uma derrota dolorida no Clausura 2019 mas foi octacampeão no Apertura 2020 e entra com certo favoritismo para essa final que se aproxima.
O clube historicamente não leva muita sorte em competições internacionais, mas esse ano venceu a Leagues Cup e está classificado para as CONCACAF Champions League de 2021 e 2022. É notável, e pode-se dizer que há contornos épicos no ressurgimento de um clube que vive uma fase tão maravilhosa quanto aquela do Campeonísimo León dos anos 40 e 50.
As finais da Liga MX ocorrerão nos próximos dias 9 e 12, ambas às 22h00 pelo horário de Brasília, e você pode acompanhar a transmissão na Rádio Território MLS no Youtube.
(Capa: Reprodução/ Twitter do Club León)