Após fazer uma temporada em 2022 sem brilho, equipe de Douglas Costa espera mostrar seu melhor futebol na nova Leagues Cup.

A Major League Soccer anunciou essa semana o grupo do LA Galaxy para a edição inaugural da Leagues Cup 2023, competição oficial da Concacaf onde todos os 47 clubes – 18 da LIGA MX e 29 da MLS – jogarão em um torneio no estilo Copa do Mundo que qualificará três clubes para a Liga dos Campeões da Concacaf de 2024.

Douglas Costa em ação pelo LA Galaxy / (Celso Oliveira TMLS)

O grupo do Galaxy (West 3) para a Leagues Cup 2023 será composto pelo Club León, da LIGA MX, e pelo Vancouver Whitecaps FC. A edição inaugural da Copa das Ligas acontecerá de 21 de julho a 21 de agosto.

Como são determinados os grupos da Leagues Cup?

Os grupos da Leagues Cup 2023 são baseados no desempenho dos clubes em 2022, juntamente com suas regiões geográficas. Os 15 grupos serão divididos em quatro regiões: Oeste, Central, Sul e Leste. Cada região terá quatro grupos, exceto a Oeste, que terá três grupos devido à entrada do LAFC na Fase Eliminatória. O Pachuca entrará na Fase Eliminatória no Sul, no lado oposto da chave do Campeão da MLS Cup e no quadrante oposto do clube cabeça-de-chave da MLS com base na classificação final do Escudo dos Torcedores de 2022. Como o LAFC conquistou o Supporter’s Shield de 2022, o clube do quadrante oposto será o time que terminou em segundo lugar – o Philadelphia Union, que estará no Grupo 1 da Região Leste (Leste 1).

Os 15 melhores clubes da MLS – excluindo o campeão da MLS Cup – foram colocados primeiro em sua região geográfica correspondente e, em seguida, com base em sua posição na classificação final do Supporter’s Shield de 2022. As 15 melhores equipes da LIGA MX, com base nas classificações combinadas do Clausura 2022 e do Apertura 2022 – excluindo o campeão da LIGA MX conforme descrito acima – foram emparelhadas em ordem inversa com os 15 melhores clubes da MLS (o clube número 15 da LIGA MX foi emparelhado com o clube número 1 da MLS e assim por diante).
Continuando com os critérios de equilíbrio competitivo, os 13 clubes restantes da MLS foram colocados nos grupos, novamente com base em sua região geográfica e, em seguida, com base em sua posição na classificação final do Supporter’s Shield de 2022.

Cada equipe jogará duas partidas na fase de grupos, com as duas primeiras equipes de cada grupo, conforme determinado por pontos, avançando para as oitavas de final da fase eliminatória. Nenhuma partida na fase de grupos da Copa das Ligas terminará em empate. Se um jogo estiver empatado após 90 minutos, o jogo seguirá para a disputa de pênaltis. Para desempate e outros itens de competição, as Diretrizes de Competição da Leagues Cup 2023 serão publicadas nos próximos meses.

A chave e o cronograma da Leagues Cup 2023 serão anunciados nos próximos meses.
A partir de 2023, a MLS e a LIGA MX pausarão suas respectivas temporadas da liga a cada verão e todos os 47 clubes da primeira divisão no Canadá, México e Estados Unidos competirão no torneio estilo Copa do Mundo, que é uma competição oficial da Concacaf. A Copa da Liga inaugural consistirá em 77 partidas, começando na sexta-feira, 21 de julho, com a final no sábado, 19 de agosto. O torneio será disputado nos Estados Unidos e no Canadá. O campeão, assim como o segundo e terceiro colocados, se classificarão para a Liga dos Campeões da Concacaf e terão a oportunidade de garantir uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA.

Capa: Celso Oliveira / TMLS

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: