USL Championship, segunda divisão dos Estados Unidos, vai conhecer os campeões de conferência e seus grandes finalistas. Confira na coluna Além da MLS!

Brasileiro Léo Fernandes, ex-MLS, vem roubando a cena mais uma vez na USL Championship. (Reprodução/Twitter Tampa Bay Rowdies)
Brasileiro Léo Fernandes, ex-MLS, vem roubando a cena mais uma vez na USL Championship. (Reprodução/Twitter Tampa Bay Rowdies)

O fim de semana não sera apenas de MLS Cup, quando LAFC e Philadelphia Union disputarão o grande título da temporada nos Estados Unidos. USL Championship, USL League One e NISA, as outras principais ligas do país, também conhecerão seus campeões.

A USL Championship, segunda divisão, é a liga que está mais atrás no quesito decisão de playoffs, já que no próximo final de semana jogará as finais de conferência e tem final marcada apenas para o dia 13 de novembro.

Conferência Leste – Final (5/11) – 20h30
Louisville City x Tampa Bay Rowdies

Louisville City e Tampa Bay Rowdies se tornaram rivais competitivos na USL Championship. (Foto: Louisville City)
Louisville City e Tampa Bay Rowdies se tornaram rivais competitivos na USL Championship. (Foto: Louisville City)

Pelo terceiro ano seguido, Louisville City e Tampa Bay Rowdies vão fazer a decisão do Leste. Em 2020 e 2021, os Rowdies avançaram pela diferença de um gol (2-1 e 3-2), porém, em nenhuma das duas ocasiões, o time de Tampa Bay conseguiu ser campeão da USL Cup. Em 2020, a pandemia impediu a final de acontecer e na temporada passada o time foi derrotado em casa pelo Orange County, ficando com o vice-campeonato.

Já o Louisville City conquistou um feito histórico: Em oito anos de existência, os “Morados” nunca ficaram fora da decisão no Leste. Você não leu errado! Desde que estreou como time de futebol, em 2015, o clube do Kentucky fez todas as finais em sua conferência. O problema é vencer essa decisão: Das sete anteriores, o LouCity avançou para a USL Cup apenas três vezes, perdendo a decisão no Leste em quatro ocasiões.

A rivalidade entre Louisville City e Tampa Bay Rowdies trará, sem dúvidas, um grande jogo no próximo final de semana, imperdível para quem gosta de um futebol alternativo. Para chegarem a decisão, Louisville e Tampa Bay eliminaram Pittsburgh Riverhounds e Memphis 901, respectivamente, em jogos que não foram nada fáceis.

O Louisville City não terá seu goleiro titular, Morton, ainda machucado (também não jogou a semifinal). O artilheiro Lancaster e o meia Ownby, titular absoluto da equipe, também são dúvida.

Tampa terá menos problemas para o jogo e conta com a grande fase do brasileiro Léo Fernandes para chegar a mais uma decisão e vencer o Leste pela terceira vez seguida. Ele anotou até aqui impressionantes 19 gols e 9 assistências.

Conferência Oeste – Final (6/11) – 22h30
San Antonio FC x Colorado Switchbacks

Em grande fase, San Antonio FC é favorito diante do Colorado Springs na USL Championship. (Foto: Darren Abate/USL Championship)
Em grande fase, San Antonio FC é favorito diante do Colorado Springs na USL Championship. (Foto: Darren Abate/USL Championship)

No Oeste, a decisão será entre o forte San Antonio FC, que enfrentará o Colorado Springs Swichtbacks. Campeão da temporada regular, o San Antonio tentará chegar a decisão da USL Cup pela primeira vez em sua história e chega a decisão do Oeste pelo segundo ano seguido. Em 2021, perdeu nos penaltis para o Orange County, que viria a ser o campeão.

Já o Colorado tem uma história muito mais modesta na competição. Fundado em 2015, é só a quarta vez que o clube vai aos playoffs, tendo se classificado em 2015, 2016, 2021 e 2022. Estar na decisão do Oeste representa a maior campanha da história da equipe.

O time, no entanto, não tera seu goleador, Hadji Barry, autor de 16 tentos na temporada. O jogador de Guinea se transferiu para a liga do Egito no meio da temporada e não poderá ajudar sua equipe. Em seu lugar, Michee Ngalina vem contribuindo, e marcou os dois gols na vitória sobre o Sacramento Republic, que colocou o time na decisão.

Em San Antonio, o time tem um plantel experiente, que conta com vários jogadores com passagem pela MLS, como Jordy Delem, ex-Seattle Sounders e Santiago Patino, ex-Orlando City. O técnico da equipe, Alen Marcina, tem como filosofia montar um grupo de atletas experientes, com passagens por grandes ligas e tem obtido sucesso. Quando assumiu, o San Antonio vinha de dois anos sem chegar aos playoffs, mas agora já está em seu quarto mata-mata seguido e pela segunda vez consecutiva chega a final do Oeste.

PITACOS DO REDATOR

O duelo entre Louisville e Tampa Bay é muito imprevisível, mesmo que o Tampa já tenha levado duas vezes, uma fora e outra em casa. A diferença de gols será pequena e acredito que Tampa vai avançar de novo, principalmente se o Louisville não puder contar com seu goleiro titular.

Já no Oeste, San Antonio fez ótima temporada regular, que não terminou tão brilhante, mas reencontrou o caminho na semifinal e não deu chances ao Oakland Roots. Já são nove jogos sem derrota. Enquanto isso, o Colorado se classificou pelo que fez no começo do ano, vencendo 11 dos primeiros 13 jogos. Dos últimos 22 jogos, apenas seis vitórias fazem com o que time seja franco atirador no duelo de domingo. San Antonio passa. 

 

Share.

Comments are closed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: