MLS Next PRO será a segunda divisão da MLS e terá rime de Jamie Vardy na temporada de estreia
ATUALIZAÇÃO (6/12)
A MLS revelou nesta segunda-feira (6) o nome de sua nova liga. Anteriormente conhecida como MLS2, a competição agora se chamará MLS Next PRO, uma referência a competição de base da MLS, a MLS Next.
A MLS Next PRO começa em março de 2022 com 21 equipes e terminará com os playoffs em setembro.
A MLS Next PRO será uma liga de desenvolvimento, porém, diferente da MLS Next, que é uma competição de base, será uma liga para atletas profissionais que ainda não tem espaço na MLS.
A Federação americana deverá colocar a liga como Terceira Divisão na pirâmide do futebol, ao lado da NISA e da USL League One. No futuro, a MLS pretendo mudar esse statu para segunda divisão e competir com a USL Championship.
Das 21 franquias, 20 serão times B da Major League Soccer. A novidade ficou por conta do Rochester NYFC, ex- Rochester Rhinos, que tem Jamie Vardy como um dos donos. O Rochester será o primeiro clube original a disputar a liga.
Em 2023, mais oito equipes se juntarão a liga: Atlanta United, Austin FC, Charlotte FC, D.C. United, LA Galaxy, LAFC, Nashville SC e New York Red Bulls.
Em 2023, a liga pretende adicionar novos mercados independentes, assim como fez com o Rochester.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
ORIGINAL (3/12)
De acordo o portal SB Nation, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, a MLS irá anunciar sua nova liga na próxima semana. O leitor do Território MLS tem acompanhado desde o fim do ano de 2020 uma série de notícias que já davam conta da criação desta liga.
No meio deste ano, a MLS confirmou o lançamento da nova competição, que por enquanto não tem nome. Por aqui, chamamos de MLS2, mas já se sabe que a liga terá status de terceira divisão, competindo assim com a USL League One e com a NISA.
Mesmo ainda sem nome e cercada de mistérios, algumas informações sobre essa nova liga da MLS já foram reveladas ao público. A chegada desta nova competição também alterou o funcionamento da USL e de outros clubes, e isso poderá ser ampliado após o anúncio oficial na próxima semana.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
CONCEPÇÃO
A ideia por trás da criação da MSL2 é completar o caminho dos jovens atletas da base até os times profissionais. Atualmente, os jovens não aproveitados das divisões de base acabam deixando os clubes da MLS e indo para equipes menores ou indo para o College Soccer.
Com a chegada da nova liga, a ideia é que as equipes da MLS criem times B para continuar tendo o controle do desenvolvimento desses jogadores.
Outra ideia com a criação da nova liga é que a MLS tenha participação nos mercados menores do país, dado o sucesso que a USL tem conquistado nos últimos anos.
QUEM VAI PARTICIPAR?
Noticias dão conta de que 20 franquias da MLS já sinalizaram o desejo de estar na temporada inaugural. Algumas já até deixaram as competições que jogavam, como aconteceu com Philadelphia Union II, Portland Timbers 2 e Orlando City B, que abandonaram a USL no início do ano.
As outras equipes B da MLS que estão na USL Championship e USL League One também devem anunciar o movimento de transição em breve. São elas: Real Monarchs (RSL), Atlanta United 2, Sporting Kansas City II e Loudoun United (D.C United).
Em reunião com sócios e acionistas realizada na última semana, a diretoria do Seattle Sounders já sinalizou que o Tacoma Defiance também irá se juntar a nova liga.
LA Galaxy II e New York Red Bulls II ainda devem permanecer na USL Championship por mais uma temporada, pois as diretorias entendem que o nível de competitividade será importante para os jovens jogadores.
APENAS EQUIPES B?
Para não limitar a liga apenas a equipes da MLS, a liga optou por manter um sistema aberto de filiação. Dessa forma, equipes que não controlads por times da Major League Soccer também pode se juntar.
É o que pode acontecer com o Las Vegas Lights, parceiro do LAFC, hoje na USL Championship. O clube de Nevada poderá se juntar a nova liga para continuar sendo apoiado pelo clube da Califórnia.
Em 2020, o Reno FC fechou suas operações. O clube era apoiado financeiramente pelo San Jose Earthquakes, que retirou investimento com o anúncio da nova liga. Informações obtidas pelo Território MLS dão conta de que os Quakes irão disputar a nova liga. O que não se sabe é se com um time original ou se o Reno voltará as atividadades.
INICIO
Com status de terceira divisão, a nova liga da MLS deverá começar em 2022.
Comentários estão fechados.