Após cinco anos atuando no Atlanta United, Josef Martinez tem a oportunidade de reencontrar seu melhor momento no time de David Beckham

É certo de que a grande façanha do Atlanta United e seu super elenco de 2018 foi uma das coisas que mais chamaram a atenção na na MLS.

Nomes como Miguel Almirón e Héctor Villalba davam ao grupo uma dinâmica ofensiva com toques de bola e jogadas de fundo onde em muitos momentos era fatal ao gol adversário, tendo em seu setor de ataque o maior artilheiro da equipe da Geórgia, Josef Martinez.

Os excelentes desempenhos do venezuelano abriram portas para o mercado europeu, muito embora na época Martinez tivesse recusado ofertas, informando que o seu lugar era em Atlanta e que estava feliz no clube. Em 2018, o Atlanta United, de Tata Martino, atropelou o New York Red Bulls  –  dono do Supporter’s Shield  –  e bateu o Portland Timbers na final, sagrando-se campeão daquele certame de modo incontestável. Com o passar dos anos, o clube não se reestruturou à altura para as inevitáveis mudanças de elenco e começou a desempenhar um futebol não muito atrativo.

Entre lesões, poucas oportunidades, desentendimentos com o atual treinador do Atlanta, Gonzalo Pineda, o histórico de Martinez sofreu uma pequena mancha, embora seu histórico de vitórias e conquistas estejam vivos na memória de cada torcedor do Atlanta United.

Números do atacante Josef Martinez pelo Atlanta United(Imagem/Twitter Atlanta United)

É fato que o seu rendimento caiu nos últimos três anos, mas criou-se uma expectativa nesta atual temporada de 2023, quando o jogador assinou contrato com o Inter Miami, do técnico Phil Neville, no último dia 18 de janeiro.

Hoje, aos 29 anos, pergunta-se como está a cabeça do MVP de 2018, que registrou 111 gols pelo Atlanta United e pode conseguir dentro de alguns anos o feito de maior artilheiro da liga, recorde estabelecido pela lenda do San Jose Earthquakes, Chris Wondolowski, que marcou 174 gols.

Phil Neville comprou a ideia de ter Martinez no elenco por acreditar na qualidade técnica e tática do venezuelano. Na coletiva da sexta-feira (20), o treinador falou da importância de tê-lo no elenco e seu potencial para impactar positivamente a equipe nesta temporada, além da expectativa que Martinez possui em quebrar o recorde de maior goleados na MLS.

Leonardo Campana e Martinez juntos? Um ataque sul-americano de respeito

Na temporada passada, o Inter Miami contou bastante com as boas atuações do atacante equatoriano Leonardo Campana. Chegando por empréstimo do Wolverhampton, o camisa 9 foi a peça que faltava ao Inter Miami para ter sucesso nas criações ofensivas e finalizações ao gol, atuando em parceria com o agora aposentado argentino Gonzalo Higuaín.

Na sexta-feira (20), o Inter Miami exerceu a opção de concluir a transferência permanente do Campana com um contrato até o final da temporada 2024. Espera-se que a dupla sul-americana atue juntos, o que também foi comentado pelo treinador na coletiva como pretensão para esta temporada:

“Quando você tem dois jogadores no mesmo tempo, você espera que consigamos gols. Estou muito animado para colocar os dois jogando juntos com o desafio de todos os bons atacantes que também temos.”

Vale lembrar que Josef desempenha bem as funções de atacante central e de beirada, como já realizou em diversas partidas em seu antigo clube. O Inter Miami pode adquirir uma formação tática com dois atacantes em grande parte dos seus jogos e, em outros momentos, um 4-2-3-1, com Martinez variando pelos lados do campo.

Nunca foi questionado a qualidade do venezuelano. O que se levanta em questão é saber como está a cabeça do jogador para este novo ano. Por se tratar de um novo desafio, e ter saído do clube que o lançou para a MLS  -mesmo que por meio de momentos conturbados  –  vê-lo com mais minutagens dentro de campo é um dos pontos a serem analisados​​, além de verificar como aquele atleta vencedor de temporadas passadas pode contribuir para o seu novo clube.

Quase todas as mudanças de ambientes são favoráveis. Talvez o novo clube traga uma maior inspiração ao artilheiro. Martinez chegou motivado e com grande aprovação da torcida por meio das redes sociais. Estou confiante de que essa vinda pro clube de Miami tem sido a melhor opção para o ressurgimento do bom e velho futebol apresentado pelo ex-camisa 7 de Atlanta. O antigo “El Rey de Atlanta” tem tudo para se tornar  “El Rey de Miami”. Tudo é uma questão de tempo.

(Capa: Reprodução/Site/Inter Miami)

 

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: