Campeão do MLS Is Back em 2020, Portland terá grandes desafios na atual temporada.
Uma das maiores franquias da liga, com uma torcida vibrante e acostumada com o protagonismo, Portland é sinônimo de competitividade e força em uma MLS cada vez mais disputada. O título do MLS Is Back em 2020 trouxe a equipe de Giovanni Savarese de volta a CONCACAF Champions League, todavia, a campanha na última temporada ligou o sinal de alerta em um grupo que parece estar em seu limite.
Confira todas as prévias da temporada 2021
COMO FOI EM 2020
Antes de mais nada, devido a pandemia que vem assolando o mundo desde o ano passado, foi criado o MLS Is Back, torneio em formato de Copa que foi disputado no verão de 2020 no hemisfério norte, em Orlando. Com impressionantes 6 vitórias em 7 partidas, o Timbers conquistou a competição de maneira contundente, ao passo que parecia ser uma temporada promissora.
Com o desenvolvimento de jovens talentos como Eryk Williamson e Jeremy Ebobisse, aliado a nomes já consagrados como Diego Chará, Diego Valeri e Sebastián Blanco, tudo se encaminhava para o segundo troféu do ano. Mas o time nunca chegou a demonstrar um futebol convincente, o que somado a lesões como as de Blanco e Niezgoda (peça importante no MLS Is Back), fez com que chegassem aos playoffs cercados de desconfiança.
E a falta de repertório do conjunto de Savarese pagou seu preço logo na primeira rodada da pós-temporada, com uma eliminação devastadora, mas não surpreendente para o FC Dallas em pleno Providence Park na disputa de pênaltis, após empate no tempo normal por 1×1.
COMO VEM PARA 2021
Apesar de um fim de 2020 frustrante para o Timbers, o novo ano se inicia com a manutenção da base e aquisições pontuais, como os laterais Josecarlos Van Rankin, ex-Chivas e Cláudio Bravo, ex-Banfield, juntamente com a compra em definitivo de Felipe Mora, do Pumas/MEX.
O retorno dos jogadores lesionados e o crescimento de jovens jogadores pode formar a receita para conquistar um título que não vem desde 2015. O que de antemão, traz ainda mais pressão a este grupo.
Quanto as saídas, de mais notáveis apenas os laterais Marco Farfán para o LAFC e Jorge Villafaña, para o Los Angeles Galaxy. Um ponto de atenção importante é a idade dos principais pilares da equipe, além da confiança da direção no trabalho do treinador venezuelano, que demonstra pontos de desgaste em uma temporada que promete ser longa e desafiadora.
Temporada essa que começou com o empate diante dos hondurenhos do Marathón, nas oitavas-de-final da CONCACAF Champions League. Na MLS, o Timbers irá estrear contra o Vancouver Whitecaps, fora de casa, no domingo (18). Grandes desafios para uma equipe consciente de que precisa corrigir os erros e mostrar seu poderio para ir mais longe em 2021.
MERCADO
Chegaram:
Hunter Sulte – Goleiro – Homegrown
Claudio Bravo – Lateral Esquerdo – Banfield/ARG
Josecarlos Van Rankin – Lateral Direito – Chivas/MEX
Ismaila Jome – Lateral Esquerdo – Sem clube
Saíram:
Marco Farfan – Lateral Esquerdo – LAFC
Jorge Villafaña – Lateral Esquerdo – Los Angeles Galaxy
Julio Cascante – Zagueiro – Austin FC
Andrés Flores – Meia – Sem clube
Tomas Conechny – Atacante – Deportivo Maldonado/URU
Chris Duvall – Lateral Direito – Sem clube
TIME BASE
Clark; Bonilla(Van Rankin), Tuiloma, Zuparic, Bravo; D. Chara, Williamson; Y. Chara, Valeri, Blanco; Ebobisse
Téc: Giovanni Savarese
Estreia: vs Vancouver Whitecaps, fora de casa, em 18 de abril, às 23h30 (horário de Brasília)
(Capa: Reprodução/ Twitter Portland Timbers)