Dan Hunt explica a política de desenvolvimento de jogadores e o prosseguimento do trabalho de Luchi Gonzalez para 2021 no FC Dallas
Na conferência de imprensa desta quinta-feira (4), que aconteceu um dia depois do início das atividades esportivas do FC Dallas, o Território MLS compareceu ao evento para ouvir Dan Hunt, o proprietário da equipe e o símbolo da transformação da franquia.
MLS no sangue da família
O homem-chefe do Dallas começou falando sobre o pai e sua importância na construção e formação da Major League Soccer. Atualmente, Dan e Clark, filhos do lendário Lamar Hunt, são os proprietários do time texano, mas também foram grandes personagens para o crescimento da Liga, ajudando seu pai a dirigir o Kansas City Wizards até sua venda em 2006 e também comandar o Columbus Crew no título em 2008.
Sobre a importância do pai na trajetória do filho, Dan lembra dos momentos no antigo Kansas City Wizards:
Aprendi muito com ele no Kansas City Wizards, quando principalmente ele ajudou a contruir o estádio e ajudou a popularização do esporte.”
Somente em 2003, Hunt comprou um terceiro time, o então Dallas Burn, depois de anunciar que financiaria parcialmente a construção de um estádio próprio para o futebol.
No entento, os filhos seguem o mesmo caminho pai. Clark Hunt é presidente do Hunt Sports Group e comanda as operações com o Kansas City Chiefs, da NFL, mas foi seu irmão Dan que revolucionou a infraestrutura e o planejamento no norte do Texas. Mais ligado à comunidade da MLS, ele passou anos trabalhando no projeto e na construção do Toyota Stadium e do Toyota Soccer Center. Desde a inauguração do local em 2005, Hunt usou a área para ajudar a estabelecer o FC Dallas como o líder no desenvolvimento de jovens em toda a América do Norte.
Atualmente, ambos atuam como membros do Conselho da Liga e do Comitê de Negócios da MLS, e carregam um legado que transformou toda uma maneira de se fazer e gerenciar o esporte nos Estados Unidos.
A referência na base e a polêmica de Bryan Reynolds
Não é novidade para quem acompanha a MLS que o FC Dallas é referência no desenvolvimento de atletas e na infraestrutura das camadas juvenis e Dan Hunt pode ser responsabilizado por isso.
O Toyota Soccer Complex tem uma instalação com 17 campos de futebol de nível profissional, tornando-se rapidamente um dos projetos de estádio mais gratificantes do esporte profissional. Classificado como uma das duas únicas instalações cinco estrelas pelo US Soccer Development Academy Rankings de 2011, o Toyota Soccer Center ajudou o FC Dallas a consquistar o recorde da MLS com a formação de mais de 30 jogadores caseiros desde 2009.
E foi no processo da venda de seus jovens talentos que Dan foi questionado sobre a cláusula de revenda para os clubes do exterior:
Temos pensado muito sobre isso, não vamos transferir um jogador daqui sem reter uma parte de seus direitos.”
Ainda sobre o contínuo processo de saídas e intercâmbio de seus atletas com a Europa, Dan Hunt não descarta futuras transferências e cita possíveis comparações de antigos jogadores:
Posso prever que provavelmente teremos uma transferência durante esta temporada. Às vezes você já projeta nomes, como fizemos com Fabian Castillo, Mauro Díaz e Carlos Gruezo.”
O proprietário ainda falou sobre os valores da transferência recorde de Bryan Reynolds e como este dinheiro poderia ser reinvestido na equipe principal. O clube sofreu críticas em como a arrecadação da transferência poderia ser utilizada, fazendo claras referências no Kansas City Chiefs como destino dos investimentos prioritários, mas Dan respondeu de forma contundente:
Nunca tiramos dinheiro do clube, nunca. Nós apenas continuamos colocando o dinheiro de volta ao clube.”
Luchi Gonzalez e o futuro
Dan Hunt também avaliou o crescimento do treinador Luchi Gonzalez no comando da equipe, citando a heroica classificação recente pra cima do Portland Timbers nos playoffs da última MLS:
Tenho total confiança no trabalho dele, a positividade e a perspectiva de melhora principalmente depois do jogo contra Portland foram atributos fundamentais para Luchi continuar no comando.”
Além disso, salientou que o caminho para o sucesso da franquia foi a balança extremamente favorável, que para ele, representa os verdadeiros negócios do futebol atual.
Por fim, a parceria de intercâmbio com o Bayern de Munique/ALE e a utilização de North Texas SC, da USL League One, como captação de talentos também foram elogiadas como referências no mundo do futebol, fazendo do FC Dallas uma equipe que assimila talento, planejamento e desenvolvimento. Os títulos não obstante, devem estar prestes a sair.
(Capa: Reprodução/ FC Dallas)