Fontes afirmaram ao jornalista Jeff Rueter (The Athletic) que o grupo responsável por investir em uma franquia da Major League Soccer em Sacramento não assinou e muito menos enviou o contrato de expansão e nem fez um o pagamento estipulado em U$ 200 milhões para a liga. O grupo tinha até dezembro de 2020 para enviar o documento.
A matéria do The Athletic também afirma que o atraso no pagamento não afetará a entrada do clube na MLS, porém tem causado desconfiança entre algum dos donos de franquia ao redor da liga. O time foi anunciado em 2019 e deve fazer a sua estreia na liga em 2023.
Os donos da franquia juntamente com a MLS assinaram vários “termos de compromisso” entre as partes, finalizando os compromissos com a assinatura do contrato de expansão em dezembro, o que não aconteceu.
Liderado por Ron Burkle, o grupo de investidores propôs a liga um estádio avaliado em U$300 milhões que também servirá como casa para uma franquia na NWSL (liga feminina).
Ainda não está claro o porquê do não pagamento, mas o que se especula é o atraso na participação de dois dos co-fundadores: Warren Smith e Joe Wagoner. Outras pessoas falam que o atraso é devido ao status econômico do país em resultado da crise causada pelo COVID-19.
A equipe do The Athletic entrou em contato com a MLS que respondeu com a seguinte nota:
A Major League Soccer continuará trabalhando com Ron Barkley para finalizar o acordo de expansão e nos detalhes restantes para a inauguração da equipe em 2023 juntamente com o plano de construção do estádio.
Major League Soccer
Mesmo sem consequências diretas na MLS, quem deve sofrer consequências diretas é a franquia da NWSL. Se esperava que a equipe feminina entrasse em campo em 2021 ou na temporada de 2022, porém muito pouco progresso foi feito, ou quase nada. Como exemplo, a franquia ainda não foi anunciada pela NWSL.
Enquanto isso há muitos rumores dizendo que outros dois grupos de investidores estariam interessados em adquirir uma franquia da NWSL na mesma região que Sacramento, um localizado em South Bay e outro em Oakland. Porém o grupo que contém os direitos, liderados por Ron Barkley não aparentam estar dispostos a vender os direitos por uma franquia na área.
(Capa: Reprodução/ Sacramento Republic)