Será dada a largada na principal e mais disputada conferência da liga americana de college sports, a ACC (Atlantic Coast Conference). Jogo de abertura será hoje a noite entre Wake Forest x University of Louisville. Este jogo poderá ser assistido no Brasil pelo ESPN Play.
Com um formato diferenciado de disputa, o jogo de hoje é um non-conference game, que é uma partida disputada entre duas equipes de conferências opostas. Para esta temporada a ACC foi dividida em duas regiões: Norte e Sul. As equipes jogarão seis partidas de conferência durante nove semanas, que é o mínimo de partidas para a temporada ser válida pela NCAA. As quatro melhores equipes de cada região, disputarão as finais no complexo esportivo no WakeMed Soccer Park em Cary, North Carolina, entre as datas 13 e 15 de Novembro.
As regiões foram divididas da seguinte maneira: Norte conta com Louisville, Notre Dame, Pittsburgh, Syracuse, Virginia, Virginia Tech. Já a região Sul tem Clemson, Duke, North Carolina, NC State, Wake Forest.
A Clemson University (#2 no ranking nacional dos treinadores dos EUA) foi escolhida pelos treinadores das equipes como favorita para vencer a conferência este ano. Superando a Wake Forest (#1 no ranking nacional), campeã em 2018, e Virginia que chegou nas finais da liga no ano passado, perdendo para Georgetown nos pênaltis.
Outras conferências como BIG12 e SEC (Southeastern Conference) também terão disputas ainda este ano, que serão televisionadas pela ESPN. Você consegue ter mais informações dos jogos e transmissões aqui no site oficial da ESPN para college sports: https://www.espn.com/college-sports/
Para prosseguir com os jogos, todas as conferências têm um protocolo rígido de saúde a ser seguido pelas Universidades participantes, correndo o risco de serem banidas da temporada e ter sanções mais sérias, caso não sigam as regras acordadas. Vale ressaltar que a ACC segue monitorando as equipes, os protocolos de higiene e limpeza, semanalmente para que seja possível a realização segura das partidas. Este monitoramento também servirá para cancelamento da temporada caso seja constatado alguma irregularidade ou aumento do risco aos alunos, atletas e profissionais das instituições.
(Capa: Reprodução Twitter/Wake Forest)