Na tarde desta terça-feira (Brasil), a United Soccer League anunciou uma grande mudança em sua estrutura organizacional, algo que impactará diretamente na estrutura profissional do futebol nos Estados Unidos abaixo da MLS. A partir da próxima temporada, USL passará a ser apenas o nome geral da empresa que gere liga, que dessa forma, ganhará três divisões: Championship, League One e League Two. O modelo utilizado é o mesmo do futebol inglês, onde Championship, League One e League Two correspondem a segunda, terceira e quarta divisões do país, sendo geridas pela Football League, a “USL de lá”.
A MLS continuará como a maior liga do país e, o objetivo da USL não é, nem de longe, competir com ela. Na realidade, a jovem USL, fundada em 2010, sempre teve a intenção de se estabelecer nos níveis inferiores para dar oportunidade e ajudar no crescimento do esporte americano. Tanto que, no início, a liga se encaixou abaixo da extinta NASL, e permaneceu por algum tempo como terceira divisão. Com o enfraquecimento da então segunda divisão e vendo seu próprio crescimento, a USL assumiu o posto de segundona e “ajudou” a enterrar de vez a NASL, tornando-se a segunda liga mais importante da América do Norte.
E o rebaixamento?
O clamor popular por rebaixamento nos Estados Unidos tem ganhado cada vez mais adeptos e, quando a USL anunciou suas novas divisões, todos já davam como certo de que haveria promoção e rebaixamento, pelo menos entre as ligas da USL, excluindo a MLS. Porém, pelo menos por enquanto, o rebaixamento não acontecerá. Segundo a liga, a estrutura montada favorece sim para que, no futuro, haja um interação entre as divisões com promoção e rebaixamento, o que deixa em aberto uma possibilidade, mas por hora, isso não acontecerá.
Então para que outras divisões?
A reestruturação da USL se via mais do que necessária. A liga, em meio a seu crescimento inesperado e desenfreado, abraçou muitos times, muitas causas, e ficou “bagunçada”, grande demais. Para se ter uma idéia, na atual temporada, 33 equipes disputam a USL e nos próximos anos mais 9 estão previstas para entrar. Impossível fazer um campeonato decente com 42 times. Por isso, a D3 (agora League One) foi criada há poucos meses. Além de novas franquias, ela também já começou a receber os times “B” da MLS, o que deverá desinchar a divisão principal. Toronto FC II e Orlando City B já estão confirmados na League One e outras equipes secundárias da MLS podem em breve seguir o mesmo caminho.
PDL agora é League Two
A PDL (Premier Development League) agora passa a, oficialmente, fazer parte da estrutura da USL. A liga, no entanto, segue seu objetivo: revelar atletas e prepará-los para o futebol profissional. Por isso, é formada apenas por jogadores sub-23, que fazem parte das categorias de base dos clubes da MLS e da própria USL (Timbers, Seattle, Galaxy, Orange County, Fresno) e jogadores em idade universitária. Assim, o calendário da liga costuma ser contrário ao das faculdades, para que os jovens jogadores possam atuar nas duas competições.