A noite de ontem foi de total festa para a cidade de Louisville e para o time de futebol da cidade, o Louisville City. Na decisão da USL Cup, o time fez um duelo dificílimo contra o Phoenix Rising, de Didier Drogba, mas conseguiu se sagrar campeão pelo segundo ano consecutivo, conquistando assim o segundo título de sua história.
A partida foi muito equilibrada. Com um duelo truncado e chances para os dois lados, era de se esperar que o jogo não tivesse muitos gols. E de fato não teve. Aos 61 minutos de jogo, depois de cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área até Luke Spencer empurrar pro fundo das redes e inaugurar o marcador da noite. Depois do gol, o Phoenix Rising correu atrás do prejuízo, mas não conseguiu dar a seus torcedores e a Drogba, seu capitão, mais um título na carreira. Resultado final: Louisville City, Campeão, 1×0.
Com a conquista do no-campeonato do Louisville, o antigo formato da USL se despede do público. A partir de 2019, muitas mudanças estão programadas para a liga, com a criação de uma segunda e terceira divisão, chamadas de USL League One e League Two. A divisão de elite, a qual pertencem, por exemplo, os dois finalistas de ontem, passará a se chamar USL Championship. No próximo ano, a liga já não contará com o FC Cincinnati, “promovido” à MLS, e provavelmente perderá Nashville, que fará o mesmo caminho.
Mais novidades em breve, aqui no Território MLS.