A USL Championship, segunda divisão dos Estados Unidos, anunciou no início da tarde desta terça-feira (15) que o Oakland Roots entrará na liga já a partir da temporada 2021. Desta forma, o Roots, que atualmente joga a NISA (terceira divisão) será “promovido” para a segunda divisão. Sempre é bom lembrar que não existe acesso e rebaixamento nas ligas americanas. Assim, a “promoção” conquistada pelo Oakland Roots se deu após negociações com a USL, organizadora da segunda divisão. Fontes relatam que a organização buscava uma nova equipe na região, uma vez que o Fresno FC foi à falência e que o Sacramento Republic irá para a MLS em 2023.
O Oakland Roots Sports Club é um clube jovem, fundado em 2018, na cidade de Oakland, Califórnia. Originalmente a equipe foi criada para disputar a NPSL (quarta divisão), mas acabou estreando em 2019 na temporada inaugural da NISA, onde não se classificou para os playoffs. Na temporada atual, o Roots tem quatro pontos em dois jogos disputados. Engajado com sua comunidade e em causas sociais, o clube foi o primeiro da America do Norte a aderir à causa CommomGoal, liderada pelo meia Juan Mata. Fenômeno cultural em Oakland, o Roots tem média de público superior a 5 mil torcedores por partida e esgotou ingressos nos cinco primeiros jogos de sua história.
“O Oakland Roots Sports Club é uma das organizações mais impressionantes e voltadas para um propósito nos Estados Unidos. Estamos entusiasmados em recebê-los no campeonato ”, disse o CEO da USL, Alec Papadakis. “Quando pensamos sobre o tipo de clube que pode ajudar a impulsionar nossa liga, procuramos equipes comprometidas e que apoiam suas comunidades. Com Steven Aldrich, sua equipe e a cidade de Oakland, o Roots SC possui essas coisas em abundância e não temos dúvidas de que será um grande sucesso em nossa liga”, declarou.
Apesar de ser um clube de terceira divisão, o elenco do time tem jogadores que já passaram pela Major League Soccer. Os atacantes Fondy, ex-Chivas/USA e McInerney, ex-Philadelphia Union, mostram que o projeto é ambicioso. Além deles, o Roots também traz um elenco experiente, com várias jogadores que atuaram em equipes de segunda divisão dos Estados Unidos ou em centro menores, como Honduras. Como não poderia deixar de ser, o elenco também tem um brasileiro: O zagueiro Daniel Navarro, ex-Santo André/SP. O brasileiro falou conosco sobre a mudança de patamar do seu atual clube: “Oakland Roots não é apenas um clube de futebol, é uma instituição que quer crescer, trazendo benefícios para a comunidade local. E estando em uma liga de maior visibilidade como a USL, será um fator positivo para os objetivos do clube,” afirmou.
A entrada do time californiano faz parte do projeto de expansão da USL Championship e ocupará a vaga disponível em East Bay. A liga deve adicionar novas equipes ainda em Rhode Island, Buffalo e Des Moines, além do Queensboro FC, cujo um dos proprietários é David Villa.
O Roots mandará seus jogos, à principio, no Lanney College, que tem capacidade para 5.500 torcedores.
(Reprodução/Site Oakland Roots)