No dia 1 de março de 2018, das mãos do MountainStar Sports Group, nascia mais uma franquia no Texas, dessa vez para jogar a USL Championship. Naquele dia, deu-se vida a um clube que parece ter nascido destinado a vencer.
O El Paso Locomotive FC veio ao mundo sem fazer muito barulho, mas logo de cara ganhou o coração dos Texanos da região. Um pouco mais afastado das outras franquias, ao oeste do estado, o El Paso não se preocupa tanto com os concorrentes em Austin, Houston e Dallas, e vai fazendo sucesso com o público de sua região.
Em duas temporadas, a equipe chegou à final da Conferência Oeste, resultando extremamente surpreendente para novas franquias. Comandado desde o início pelo inglês Mark Lowry, o time acabou perdendo a final para o Real Monarchs em 2019, mas não quer repetir o erro em 2020.
Para vencer o Phoenix Rising, o time conta com um elenco de jogadores experientes, e que já venceram duas disputas de penaltis nas últimas semanas, contra o FC Tulsa e contra o New Mexico United.
No ataque, Josué Gómez e Leandro Carrijo, brasileiro, vieram do Juárez/MEX e juntos somam sete gols na temporada. No meio campo, o time conta com o experiente irlandês Richie Ryan, revelado pelo Sunderland/ING, com passagens por Royal Antwerp/BEL e Dundee United/ESC. Dylan Mares, que nunca jogou na MLS, é um dos grandes craques das divisões inferiores nos Estados Unidos, e já soma cinco gols na temporada, mesmo atuando no meio campo.
No próximo sábado (24), a locomotiva vai lotada ao Arizona enfrentar o Phoenix Rising e o El Paso espera, dessa vez, não perder o bonde.
(Capa: Divulgação/El Paso Locomotive)