Na noite deste sábado (24), Louisville City e Tampa Bay Rowdies fizeram a final da Conferência Leste da USL Championship, segunda divisão dos Estados Unidos. Apesar de jogar em casa, e do amplo favoritismo, o Louisville City não fez um bom jogo e acabou derrota por 2 a 1.
O Rowdies, do brasileiro Léo Fernandes, avançou para fazer sua primeira decisão desde que entrou à USL. Em 2012, o time foi campeão da extinta NASL. O nome “Tampa Bay Rowdies” já faturou um título de “primeira divisão” nos anos 80, quando a MLS sequer existia. Mas aquele Rowdies não é o mesmo clube que o atual, que é uma recriação da equipe original.
O JOGO
O técnico Neill Collins, do Tampa Bay Rowdies, surpreendeu na formação inicial ao lançar o brasileiro Léo Fernandes no time titular, já que ele vinha sempre entrando na segunda etapa.
A mudança surtiu efeito quase que imediato e, logo aos 3′ minutos, Léo cruzou para Steinberger se antecipar a marcação e abrir o placar para os Rowdies, silenciando o estádio em Louisville.
Daí em diante, o Lousiville City começou a acelerar as jogadas em busca do empate, mas não parecia estar em noite inspirada, errando tudo o que tentou.
E a falta de inspiração custou caro. Nos acréscimos da primeira etapa, Guenzatti pegou sobra dentro da área e venceu o goleiro Lundt, ampliando o placar para os Rowdies em 2 a 0.
Na volta do intervalo, o Louisville City encontrou um gol que colocou fogo no jogo. Ownby cruzou e o zagueiro Lachowecki, que tinha acabado de entrar, fez contra.
O técnico do Louisville lançou o centro-avante Spencer para buscar o empate, mas acabou desorganizando ainda mais sua equipe e durante o restante do jogo o Tampa Bay Rowdies pareceu mais perto do terceiro gol do que o time da casa. Yann Ekra, Léo Fernandes e o goleiro Louro foram os destaques da equipe.
Com o placar final em 2 a 1, os Rowdies se classificaram para a USL Cup, grande decisão, pela primeira vez na história da franquia. A final será disputada no dia 1 de novembro às 21h30 contra o Phoenix Rising, que venceu o El Paso Locomotive nos penaltis.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Louisville City – 1
Lundt; McMahon (Matsoso), Totsch e Souahy (Spencer); Jimenez (J.Johnson), DelPiccolo, Williams, Bone e Hoppenot; Ownby e Lancaster.
Téc: John Hackworth
Tampa Bay Rowdies – 2
Louro; Scarlett (Lachowecki), Lasso e Guillén; Dalgaard (M.Johnson), Steinberger, Doherty, Ekra e Léo Fernandes; Guenzatti e Tejada (Davey).
Téc: Neills Collins
Gols: Lachowecki, contra (LOU) / Steiberger e Guenzatti (TBR)
Cartões Amarelos: McMahon (LOU) / Lasson, Guillén, Ekra, Dalgaard (TBR)
(Capa: Reprodução/USL Championship)