InícioColunasOpinião: Chicharito tem solução mas não vai salvar o Galaxy

Opinião: Chicharito tem solução mas não vai salvar o Galaxy

Dois gols em 12 jogos. Até que o número não assusta tanto, se estivéssemos falando de um meio campista ou de um atacante pelos lados. Mas quando olhamos para este número e vemos que é de um atacante, contratado para fazer gols, a conversa muda de figura.

O mexicano Javier “Chicharito” Hernandéz chegou à MLS para suprir a ausência de Zlatan Ibrahimovic e para fazer gols. Quase um ano depois, a temporada de Chicharito e de seu LA Galaxy terminou de forma precoce, com o time sequer tendo forças para chegar aos playoffs.

Numa temporada de adaptação, com muitas lesões e poucos gols, Chicharito realmente esteve abaixo. Seu bom futebol, aliás, não é visto há algum tempo. A última vez que ele marcou mais de 10 gols em uma temporada foi em 16/17, pelo Bayer Leverkusen. Mas o péssimo 2020 significa que o mexicano não dará certo na MLS?

De forma alguma. Ibrahimovic teve um desempenho muito melhor porque é um jogador muito acima da média, o que Chicharito não é, nem de longe. Então por mais decente que o mexicano seja jogando futebol, nesse Galaxy é difícil jogar bem. Com exceção do argentino Pavón, jogador de copa do mundo, nenhum jogador do time angelino manteve a regularidade na temporada.

Mas o LA Galaxy e o próprio Chicharito podem dar mais. O atacante já provou, em outras oportunidades, que pode fazer muitos gols se estiver jogando em uma equipe equilibrada e organizada, coisa que o Galaxy hoje não é nem de longe. E está ai o segredo do sucesso, tanto do time da Califórnia, como de Chicharito: Elenco.

Mesmo que o atacante mexicano chegasse fazendo 20 gols na temporada, com o grupo atual do LA Galaxy não seria o suficiente. Vale lembrar que, em 2018, Ibrahimovic não conseguiu ir aos playoffs com o Galaxy, mesmo tendo feito 22 gols em 27 jogos.

Isso deixa claro que Chicharito não é o maior dos problemas de sua equipe. O elenco todo é falho, tem poucas peças de reposição, além de baixíssima qualidade técnica. É preciso mudar drasticamente o grupo de jogadores antes de querer exigir algo de Hernandéz.

Chicharito nunca foi um craque e sequer deveria ter sido contratado como jogador designado. Mas agora que ele está lá, cabe a diretoria do Los Angeles Galaxy trabalhar para que ele pelo menos tenha condições de fazer gols.

*A coluna “Opinião TMLS” é de inteira responsabilidade de seu redator e não necessariamente reflete a opinião do portal Território MLS.

(Capa: Getty Images)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1