A United Soccer League, organizadora da USL Championship, atual segunda divisão norte-americana, encerrou oficialmente a temporada 2020 celebrando 10 anos de vida e prometendo novidades para a próxima temporada.
Apesar dos casos de COVID-19, de ter jogado uma temporada com apenas 16 rodadas e de ter sido obrigada a cancelar sua decisão, novamente por conta da pandemia, a liga tem de fato motivos para comemorar.
Neste ano, mesmo com todos os problemas, a USL registrou grande aumento em suas redes sociais e viu toda a sua temporada ser transmitida pela ESPN americana. Além disso, a liga ainda conseguiu ser a primeira a ter o retorno do público nos Estados Unidos, saindo à frente de competições muito maiores, como MLB, NBA e MLS.
UMA DÉCADA
A USL tem muito mais de 10 anos e foi fundada em 1986. Mas para a organização, o novo formato, adotado em 2010 (USL PRO), é o que está sendo levado em conta como ponto de partida da USL Championship.
NOVAS EQUIPES
Com o anuncio da liga de reservas da MLS, a USL perderá o investindo dos clubes de elite e consequentemente perderá algumas franquias pelo caminho. Nesta semana, o Reno 1868 FC anunciou que não seguirá operando após o San Jose Earthquakes retirar o investimento feito no clube.
Philadelphia Union e Portland Timbers também optaram por retirar suas equipes da segunda divisão e outras ainda seguem com situação indefinida: Galaxy II, Atlanta United 2, Real Monarchs SLC, Sporting KC II, Colorado Springs e RGV Toros estão sob risco e ainda não definiram se continuam. Em contato com o Território MLS, a assessoria do Toros afirmou que o time seguirá normalmente em 2021.
Sounders, Red Bulls e D.C United disseram que, por enquanto, pretendem continuar com suas equipes na segunda divisão.
Para evitar uma debandada – começou o ano com 35 equipes e está agora com 31 – a USL se movimenta para preencher as lacunas e seguir ganhando mercado nos Estados Unidos.
Na costa Oeste, a saída do Reno 1868 abala, mas a liga conseguiu trazer o Oakland Roots, da NISA (terceira divisão), já para o próximo ano. Em 2022, o Queensboro FC, de David Villa, vai estrear, assim como a franquia em Pawtucket, Rhode Island.
No horizonte, a USL ainda aguarda a definição da entrada de mais duas equipes: Buffalo, que fica em New York e Des Moines, no estado de Iowa.
Falando sobre o futuro da liga, o presidente Jake Edwards se mostrou esperançoso: “2020 trouxe desafios sem precedentes para o esporte e para a sociedade. Mas estou muito orgulhoso de todos que trabalham na USL, das franquias e de nossos torcedores pelo país, que trouxeram soluções e nos apoiaram neste momento dificil”, declarou.
“No futuro, acredito que olharemos para trás e veremos como esse ano ensinou. O futuro da USL é brilhante”, disse o presidente.
Em comunicado oficial, a liga declarou que pretende anunciar muitas novas equipes antes da temporada 2021 começar.