InícioMajor League SoccerAtlanta United FCMLS em números: técnicos e jogadores argentinos

MLS em números: técnicos e jogadores argentinos

O Atlanta United e seu novo técnico Gabriel Heinze trouxeram um esquadrão de argentinos para a equipe. Olhemos alguns números sobre os hermanos na MLS

Para a temporada 2021, o Atlanta United contratou o argentino Gabriel Heinze para ser o terceiro treinador da história da equipe, substituindo Frank de Boer. O clube volta para uma escola que já foi campeã por lá, afinal o primeiro treinador foi o campeão de 2018 Gerardo “Tata” Martino.

Considerando o movimento e toda a expectativa criada em torno dessa nova fase argentina do “five-stripes”, trazemos hoje alguns números relacionas aos argentinos na Major League Soccer.

TÉCNICOS

Gabriel Heinze será o quinto treinador argentino a passar pela MLS segundo o site transfermarkt. O primeiro técnico a chegar na liga foi Carlos Córdoba, ainda na temporada inicial, como assistente técnico no Dallas Burn. Na temporada 1998, assumiu o Miami Fusion, onde fez 21 jogos e obteve média de 1,27 pontos por jogo (ppj). Foi o primeiro técnico da equipe mas não chegou a completar a temporada, sendo substituído pelo brasileiro Ivo Wortmann.

Foram necessários 19 anos até que outro argentino fosse técnico de uma equipe na Major League Soccer. Gerardo “Tata” Martino assumiu o Atlanta United em 2017 e foi campeão na temporada 2018. Nesse ínterim, fez 68 jogos com 1,82 ppj. Dessa forma, é o recordista entre os argentinos nas duas estatísticas. Deixa a equipe após duas temporadas para assumir a seleção mexicana.

A temporada 2019 trás dois novos argentinos. Guillermo Barros Schelotto assume o Los Angeles Galaxy enquanto Matías Almeyda assume o San Jose Earthquakes.

técnico
(Foto:Reprodução/Instagram Guillermo Barros Schelotto)

Com uma boa passagem no Boca Juniors, Schelotto ficou duas temporadas no Los Angeles FC, mas não repetiu o desempenho que teve na argentina. Foram 59 jogos e 1,32 ppj.

Por outro lado, Almeyda estava no mercado após ser demitido do Chivas/MEX. Nas duas temporadas no Quakes até aqui, fez 62 jogos e 1,29ppj. Apesar dos números não impressionarem, tem a confiança da diretoria e tem contrato até 2022.

JOGADORES

Ainda segundo o mesmo site, são 146 jogadores argentinos na MLS, o maior total histórico (a frente inclusive do Canadá). Da mesma forma, na temporada 2021 serão 40 argentinos na liga.

Antes de mais nada, falemos do primeiro argentino a estrear na liga: o meio campista Mario Jose Gori fez sua primeira partida em (6) de abril de 1996 pelo D.C. United. Jogou ainda por Miami Fusion, New England Revolution e Columbus Crew, ficando na liga até 2000. Fez 114 jogos e conquistou duas MLS Cup (D.C. United).

O meia ofensivo Javier Damián Morales é quem tem mais jogos na história, com 274 jogos em dois clubes. Também é o maior garçom argentino da história com 73 assistência (quarto no geral).

(Foto: Reprodução/Imago Images)

Diego Valeri, que chegou ao Portland Timbers em 2013 e ainda joga na liga, está em segundo com 256 jogos. Além disso é o principal marcador argentino com 83 gols sendo o décimo terceiro na contagem histórica. Também lidera os argentinos na participação em gols com 149 (gols + assistências) sendo o décimo no total.

Participe da coluna. Deixe seu comentário ou mande uma sugestão. Até semana que vem!

(Capa: Arte/Cymon Designer)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1