InícioColunasMLS em números: artilheiros ao longo da história

MLS em números: artilheiros ao longo da história

Você sabe quem são os artilheiros da MLS? Qual o recordista de gols em uma única temporada? Quem foi mais vezes artilheiro da liga? Vamos falar sobre isso nesta edição

O futebol é um esporte de 11 contra 11, mas o que todo mundo sempre quer saber ao final do ano é: quem foi o campeão e quem foi o artilheiro. Então, depois de 25 temporadas, podemos trazer alguns jogadores que se destacaram e serão lembrados por muito tempo pelos fãs da Major League Soccer.

Saiba mais: A história do Golden Boot

PRINCIPAIS NOMES

É claro que a primeira pergunta é: quem fez mais gol na história da MLS? E não vamos responder essa pergunta. O foco essa semana é falar de quem fez mais gols em uma única temporada. Com isso, temos o primeiro número importante: 23 jogadores terminaram a temporada como artilheiro.

Quem mais vezes terminou a temporada no topo da artilharia foi Chris Wondolowski. O californiano de ascendência polonesa está na MLS desde 2005 e foi artilheiro por três temporadas seguidas: 2010, 2011 e 2012. Aos 38 anos, o jogador fará mais uma temporada pelo San José Eartquakes podendo ampliar essa liderança.

Chris Wondolowski vai seguir na MLS por mais um ano
(Foto: Reprodução/Imago)

Entre os jogadores em atividade, apenas Bradley Wright-Phillips pode alcançá-lo. O inglês de 36 anos assinou com o atual campeão, Columbus Crew, e terá a chance de buscar a terceira conquista. Foi artilheiro em 2014 e 2016.

O mexicano Carlos Vela também vale destaque por ser o jogador com mais gols em uma única temporada. Em 2019, o jogador do LAFC fez 34 gols, fechando a temporada com média de 1,09 gol por jogo.

PAISES E CONTINENTES

No total, 16 países tiveram artilheiros na MLS. Os jogadores dos Estados Unidos são a maioria entre os artilheiros, com sete sendo que três deles mais de uma vez.

Muito distante, em segundo, aparece o Brasil com dois sendo o único país a ter mais de um jogador com artilharia.

Vale reforçar que Wondo também foi o último norte-americano a ser artilheiro da MLS em 2012. Além disso, nas últimas três temporadas apenas sul-americanos levantaram o prêmio da artilharia.

Confira no infográfico a distribuição com confederação.

MLS em números - artilheiros por confederação
Infográfico: TerritorioMLS – Ásia e Oceania ainda não tiveram artilheiros na MLS

TIMES

Primeiramente, precisamos dizer que na MLS ter um artilheiro é praticamente sinônimo de não comemorar título. Apenas três times conseguiram ser campeões e ter artilheiro na mesma temporada. O DC United conseguiu duas vezes nas temporadas 1997 e 1999. Em 2002, foi a vez do Los Angeles Galaxy. Depois, apenas em 2018 o fato se repetiu com o Atlanta United.

O primeiro time a ter um artilheiro foi o extinto Tampa Bay Mutiny, que ainda conseguiu um segundo artilheiro em 2000.

Com mais artilheiros estão DC United e San José Eartquakes com quatro cada. Enquanto DC precisou de quatro jogadores diferentes, incluindo o brasileiro Luciano Emilio, o Quakes teve Wondo três vezes para chegar a liderança.

Completam a lista: Columbus Crew e Los Angeles Galaxy (3), New England Revolution, New York Red Bulls e Los Angeles FC (2); Miami Fusion, Real Salt Lake, Toronto FC e Chicago Fire (1). Destacamos ainda o Dallas, que tem dois artilheiros como Dallas Burn e um como FC Dallas e o Vancouver Whitecaps, que foi o primeiro time do Canadá a faz um artilheiro com o brasileiro Camilo Sanvezzo.

(Capa: Arte/Cymon Designer)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1