InícioCanadáOpinião TMLS: Davies é o melhor produto exportado pela MLS

Opinião TMLS: Davies é o melhor produto exportado pela MLS

Para Pedro Breganholi, Alphonso Davies é o melhor jogador que a MLS já exportou para o mundo

A MLS tem exportado jogadores para a Europa desde sua fundação e essa exportação cresceu muito nos últimos anos. Cada vez mais vemos jogadores mais jovens e melhores, formados nos Estados Unidos, aterrizarem nas principais ligas do planeta.

Com certo destaque no passado, vimos Tim Howard e Clint Dempsey fazerem história e serem jogadores regulares de equipes médias da Premier League. Atualmente, porém, temos a oportunidade de ver nomes como Reynolds, na Roma e McKennie, na Juventus, por exemplo, tendo a oportunidade de vestir camisas pesadas do futebol.

Mas um jogador formado na MLS tem chamado a atenção do mundo inteiro. O canadense Alphonso Davies, de apenas 20 anos, é titular absoluto do Bayern de Munique, conquistou todos os títulos possíveis pelo clube alemão e o melhor: jogando e sendo importante.

A título de comparação, Tim Howard chegou ao Manchester United/ING aos 25 anos, bem mais experiente que Davies. Em sua chegada a Europa, na temporada 03/04, superou o lendário Barthez e foi titular do time. Mas nos anos seguintes perdeu espaço e, após três anos no gigante inglês, foi jogar no Everton/ING, onde se tornou uma lenda.

Para um americano, chegar ao Manchester United e ser tornar um lenda do Everton é ago louvável e Howard merece aplausos por isso. No entanto, em nenhum momento de sua carreira “europeia”, Howard esteve entre os melhores da posição. Nem Dempsey.

O meia atacante, um dos melhores da história dos Estados Unidos, ficou na Europa por sete temporadas, onde se tornou ídolo do Fulham e posteriormente jogou uma temporada no Tottenham, antes de regressar a MLS.

Davies, aos 20 anos, ainda não é ídolo e nem lenda do Bayern, obviamente, mas já é mundialmente reconhecido como um dos melhores laterais do mundo em sua geração, algo que seus outros “compatriotas” de MLS jamais passaram perto, mesmo disputando em posições diferentes, é verdade.

O fato de Davies, tão jovem, já ser titular absoluto de um dos maiores clubes do mundo me traz a plena certeza de que ele é o melhor jogador que já saiu da MLS. Ter tanta personalidade pra vestir uma camisa pesada, como a do Bayern, é pra poucos.

Saiu da MLS como ponta e se firmou na Europa como lateral. Unanimidade na Baviera. E quanto a qualidade técnica, o canadense dispensa comentários. Ninguém vai questionar que Davies é craque.

A coluna “Opinião TMLS” é de responsabilidade do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do portal Território MLS.

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1