No mês da história negra nos Estados Unidos, Michael Nsien, técnico do FC Tulsa, torna-se o primeiro treinador negro a receber a licença profissional de treinador.
Uma notícia muito especial alegrou a comunidade dos treinadores nos Estados Unidos. Michael Nsien, treinador do FC Tulsa, da segunda divisão (USL), tornou-se o primeiro treinador negro a receber a licença profissional de treinador concedida pela Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF).
No início do mês de fevereiro, coincidentemente conhecido como mês da história negra nos Estados Unidos, Nsien, ex-jogador do Los Angeles Galaxy e Portland Timbers, foi premiado com a licença profissional de treinadores após concluir todos os cursos disponíveis pela federação. Para ser elegível ao curso, o treinador deve estar a frente de uma equipe profissional, seja ela da Major League Soccer, National Women’s Soccer ou da United Soccer League, onde o FC Tulsa se encontra.
Michael se tornou auxiliar da equipe em 2018 e, em dezembro do mesmo ano, foi nomeado treinador. Natural de Tulsa, o treinador vem se tornado uma inspiração para as crianças e afro-americanos locais que se interessam pelo esporte, mas muitas vezes não conseguem seguir carreira por causa das dificuldades monetárias encontradas.
“Vim de uma área pobre de Tulsa, não existiam muitas crianças como eu jogando futebol. Por isso, sempre fico orgulhoso quando vejo elas praticando o esporte que eu amo.”
Na história da federação, apenas 75 treinadores conseguiram chegar a este nível, outro motivo para o evento de Nsien ser considerado histórico.
(Reprodução/Twitter do treinador)