InícioColunasMLS em números: os campeões da MLS Cup

MLS em números: os campeões da MLS Cup

São 25 MLS Cup e 13 campeões ao longo da história. Mas, que números podemos olhar para saber se sua equipe tem chance de ser campeã esse ano

A temporada 2021 da Major League Soccer está chegando. Na próxima semana, você lerá essa coluna já pensando no jogo entre Houston e San Jose Earthquakes, que abre a temporada. Ou, quem sabe, no Orlando City x Atlanta United, do sábado. Talvez escolherá qual jogo acompanhar na Rádio Território MLS. Mas até lá, o principal pensamento é: meu time ganha a MLS Cup esse ano?

Fiz um resumo das informações dos times campeões e trouxe para que vocês pesquisem e tirem suas conclusões. Mas antes, vamos trazer algumas curiosidades: dos 27 times da MLS, apenas 13 foram campeões e todos ainda estão na liga. O Kansas City é o único a ser campeão com dois nomes diferentes e ,entre esses, apenas quatro conseguiram o título em décadas diferentes: D.C. United, Sporting Kansas City, Los Angeles Galaxy e Columbus Crew (que se juntou a esse grupo na temporada passada).

Quanto as similaridades, primeiramente um dado importante: conquistar o Supporter’s Shield não aumenta a chance de ser campeão. Apenas sete vezes isso aconteceu sendo duas na última década. Então, eu não torceria para o meu time vencer a temporada regular.

Por outro lado, a média de idade do time parece ser importante. Apenas uma equipe foi campeã quando a média de idade dos jogadores utilizados superou 26,5 anos. Na média, os campeões têm idade de 25,7 anos. Já olhando para os gols, apenas o D.C. United nas duas primeiras temporadas sofreu mais de 1,5 gols por jogo. Por outro lado, no ataque grandes médias não parecem ser importantes, uma vez que 14 campeões tiveram médias de gol por jogo igual ou inferior a 1,5.

E, falando em gols, os artilheiros do time serem estrangeiros aumentam a chance de título, especialmente no histórico recente. Em 15 das 25 (60%) temporadas, o artilheiro do campeão era estrangeiro sendo qu,e na última década, essa proporção passa para 70%.

Em suma, se você está procurando um time para torcer, a Conferência Oeste pode ser uma melhor opção para um vencedor. Dos 13 campeões, apenas cinco (38%) vieram da Conferência Leste sendo nove títulos (36%) em 25 temporadas. Agora, vale aqui o alerta: nas últimas quatro temporadas, a Conferência Leste emplacou três títulos e dois novos campeões. Talvez estejamos vendo um movimento de crescimento dessa conferência.

(Capa: Arte/Cymon Designer)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1