InícioMajor League SoccerAtlanta United FCOpinião TMLS: Heinze quer goleiro líbero mas Guzan não é esse cara

Opinião TMLS: Heinze quer goleiro líbero mas Guzan não é esse cara

Heinze tentou implementar mudanças em sua estreia, mas Guzan, capitão da equipe, parece não estar confortável

Na noite desta terça-feira (6), o Atlanta United fez seu primeiro jogo sob o comando do argentino Gabriel Heinze, novo técnico da franquia, e venceu. A vitória foi suada, uma vez que o rubro-negro da Georgia jogou mais de 45 minutos com um a menos, após expulsão do goleiro Brad Guzan, na reta final do primeiro tempo.

A expulsão de Guzan ocorreu aos 43 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro precisou interceptar um contra-ataque, fora da área, mas chegou atrasado, derrubou o atacante da Alajuelense/CRC, e foi pro chuveiro mais cedo.

Guzan é expulso e deixa dúvidas sobre sua capacidade no Atlanta United de Heinze. (Foto/John Duron – Imago Images)

O cartão vermelho do experiente goleiro norte-americano escancarou um problema que Gabriel Heinze terá que corrigir imediatamente para que seu Atlanta United tenha sucesso: O goleiro líbero.

Os treinadores de futebol mais modernos, caso de Heinze, adotam o jogo com linhas altas, para pressionar o adversário bem longe de sua área defensiva. Para que o sistema funcione, no entanto, um dos principais fatores está na qualidade do goleiro em jogar fora de seu habitat natural, a grande área.

Quem acompanhou a partida do Atlanta contra o time costariquenho atentamente percebeu que, ao subir as linhas e jogar de forma ofensiva, o time de Heinze deu espaço para o contra-ataque. No momento de criação, na hora de sair da defesa, Guzan foi visto em vários momentos na intermediária, participando do jogo, algo incomum para o veterano goleiro.

E é ai que está o problema: Guzan é formado em uma escola antiga de arqueiros e nunca teve as características de um líbero, como Neuer, Alisson e tantos outros. O capitão do Atlanta United sempre teve dificuldades em sair jogando sob pressão e agilidade e a velocidade nunca foram pontos fortes do goleiro.

Como resolver? A atuação de Guzan nos primeiros 43 minutos de Heinze no Atlanta United ligam o sinal de alerta. O treinador argentino não tem um outro goleiro confiável à disposição e, barrar Guzan agora, capitão da equipe, pode trazer turbulência para um ambiente aparentemente calmo.

O sistema de linhas altas em Atlanta deve funcionar ao longo da temporada, principalmente pela qualidade dos jogadores. Porém, diante de um adversário atento e de um técnico estrategista, o Atlanta United pode ser castigado no contra-ataque, caso o espaço entre o goleiro e a linha de defesa seja bem explorado.

Heinze tem uma bucha nas mãos. Buscar um goleiro dentro das características de jogo ou correr o risco com Guzan? O que você faria?

(Capa/Imago Images)

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1