InícioMajor League SoccerCapitão do NY Red Bulls ressalta importância da luta contra xenofobia

Capitão do NY Red Bulls ressalta importância da luta contra xenofobia

Nascido em Nova Jersey, Sean Davis, jogador do NY Red Bulls, é filho de mãe japonesa e relata o que pensa sobre movimento contra a xenofobia

O movimento Stop Asian Hate surgiu em resposta aos aumentos de casos de xenofobia e racismo contra a comunidade ásio-americana. Segundo ativistas da próprio organização, a maioria dos agressores culpa o povo asiático pela disseminação do novo Coronavírus, por exemplo. Em relatório publicado pela Stop AAPI Hate, foram registrados mais de 3975 casos de discriminação, do período de março de  2020 até fevereiro de 2021.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
(Damian Lillard, jogador do Portland Trail Blazzers, da NBA com camisa em apoio ao movimento. Dentro do esporte ele foi um dos grandes apoiadores/ Reprodução/Instagram Stop Asian Hate)

Em entrevista ao Extratime, Sean Davis, capitão da equipe New York Red Bulls, segundo o próprio disse, viu de perto o crescimento desse preconceito ao longo do ano passado e o egoísmo das pessoas ao usar o vírus pra disseminar ódio.

É egoísta porque eles não se importam como isso afeta os asiáticos em nosso país e como isso afetará tantas pessoas que são americanas. Eu acho que não é nenhuma surpresa que você veja muito ódio anti-asiático”, ressaltou. 

Baseado nas experiências vividas de sua família, o jogador afirma que este problema é antigo e como é importante entender essa questão. Além disso, Davis fala sobre esse problema que é pouco abordado na história americana.

Faz parte da história, é importante abordar”, disse Davis. “É por isso que eu acho, especialmente, que fica claro quando você vê muito do racismo sutil que temos em relação aos asiáticos em nosso país”.

O movimento Black Lives Matter, que existe desde 2013 e estourou para o mundo após a morte de George Floyd em 2020, foi um marco importante para protestos mais intensos na Major League Soccer e outras ligas de esportes americanos. Durante a pré-temporada, Sean Davis procurou ajuda da Black Players for Change, que é formada por mais de 170 atletas da MLS, a qual prestou apoio ao novo movimento.

Estava pensando: ‘O que posso fazer? Me sinto um pouco perdido aqui’, e foi então que entrei em contato com Justin Morrow. Ele me deu uma ótima orientação e é ótimo saber que a liga formou uma organização para os atletas de origem asiática e é bom saber que você não está sozinho neste processo”, finalizou.

O New York Red Bulls, de Sean Davis, volta aos gramados neste sábado (15), em partida contra o Philadelphia Union, pela semana 5 da Major League Soccer.

Você pode ouvir a conversa completa com o jogador no Extratime no link abaixo:

(Capa: Reprodução/Imago Imagens)

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1