InícioColunasColuna do GugaColuna do Guga: A falta de percepção futebolística do técnico do D.C....

Coluna do Guga: A falta de percepção futebolística do técnico do D.C. United

Na 17ª edição da Coluna do Guga, assinada pelo Jornalista Gustavo Demétrio, o leitor terá a análise sobre a critica de Hernán Losada, técnico do D.C. United, sobre o estilo de jogo do Orlando City no confronto entre as duas equipes

No último domingo (16), o D.C. United recebeu o Orlando City, em Washington, e perdeu por 1 a 0. A primeira vista, um resultado totalmente normal, no que diz respeito a qualidade de ambas equipes e nas pretensões que existem dos respectivos times na Major League Soccer. Em compensação, o que chamou atenção na partida foram as declarações de Hernán Losada, técnico do time da capital americana. O argentino ressaltou que ”não gostaria de ganhar um jogo dessa maneira”, se referindo ao estilo de jogomais fechado utilizado pelo companheiro de profissão rival, Óscar Pareja.

Losada tem total direito de desferir essa opinião, no entanto, o que está por trás dela mostra uma certa falta de entendimento da quantidade de formas possíveis de se jogar futebol e que todas essas são válidas, porque exprimem as inúmeras vivências de muitas pessoas durante a vida transportando-as para dentro das quatro linhas.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
(Foto: Reprodução/Imago Imagens)

Um bom treinador é aquele que se adapta as situações, ao seu elenco, se moldando conforme o que é apresentado para ele, tudo dentro de um processo e de certas estruturas de jogo preestabelecidas. Um mau treinador, em contrapartida, é aquele que importa seu modelo de jogo pronto, sem ter contato com a sua realidade prática especifica, sendo não mais que um idealista. Losada, em sua curta carreira até aqui, deveria se preocupar mais com isso do que com a forma que joga o seus adversários, a não que seja para estudá-los e tentar superá-los nas estratégias.

Ao leitor desta coluna, peço que se faça um exercício de memória afim de tentar lembrar quantos times, de quantas maneiras, já foram vitoriosos em diversas competições ao redor do mundo na história do futebol. Da Inter de Milão/ITA, de José Mourinho, ao Toronto FC, de Greg Vanney, há uma infinidade caminhos para vencer partidas. E em todas as formas, as equipes podem obtém êxito, se houver um trabalho bem feito. Não existe maneira de jogar melhor, ou pior ,que outras, existe sim maneiras mais adequadas ou não para um determinado contexto.

Losada em sua fatídica exposição, aparentemente também não entende como o Orlando City joga, porque a reatividade foi apenas circunstancial. Quem já assistiu ao menos 90 minutos do time de Óscar Pareja sabe da ofensividade adotada pelo colombiano, que especificamente nessa partida optou por atuar de outro jeito, porque o cenário de muitas lesões, inicio ruim de temporada tecnicamente falando de alguns atletas, não eram dos melhores. Ou seja, Pareja fez o que o argentino não fez com seu time até aqui, ele se adaptou a uma conjuntura.

Foram seis partidas de Losada no comando do United, contra variados níveis de adversários, mas em nenhuma foi perceptível o tato, a compreensão do treinador, de que o seu elenco talvez não forneça o que ele quer, por conta de limitações, características de elenco e outros fatores. Ele poderia muito bem conversar com o próprio Pareja para passar a entender como se faz isso.

*As opiniões emitidas nesta coluna não necessariamente refletem o posicionamento do Território MLS.

(Capa: Reprodução/Imago Imagens)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1