InícioFIFACONCACAFCom gol na prorrogação, Estados Unidos vencem México e se tornam campeões...

Com gol na prorrogação, Estados Unidos vencem México e se tornam campeões da Copa Ouro pela sétima vez

Com o resultado, os Estados Unidos fecham o ano de 2021 com os dois títulos continentais da CONCACAF, a Nations League e a Copa Ouro, ambos conquistados na prorrogação e contra a seleção mexicana

Os Estados Unidos se sagraram campeão da Copa Ouro depois de derrotar o México pelo placar de 1 a 0, no estádio Allegiant Stadium, em Las Vegas, neste domingo (1), com grande presença de torcedores mexicanos. A conquista da principal competição da CONCACAF marcou o sétimo título da seleção americana na história do torneio, apenas o segundo contra o seu grande rival, seu vizinho México.

O herói do título foi o zagueiro Miles Robinson do Atlanta United, que, com um cabeceio aos 117 minutos do segundo tempo da prorrogação, garantiu a vitória americana. Com o resultado, os Estados Unidos fecham o ano de 2021 com os dois títulos continentais da CONCACAF, a Nations League e a Copa Ouro, ambos conquistados na prorrogação e contra a seleção mexicana.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, próxima competição que será disputada ainda neste ano, os EUA de Berhalter chegam motivados com a fase atual vitoriosa, enquanto Tata Martino, treinador do México, terá que lidar com a crescente pressão sobre os resultados recentes da sua seleção.

 

Imagem

(Foto: Reprodução/ Twitter da Gold Cup)

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI! Acessando por esse link, você assina e ainda ajuda o Território MLS.

O JOGO

Os três primeiros minutos do jogo foram agitados, com o México pressionando a saída de bola do goleiro Matt Turner com o atacante Funes Mori e os Estados Unidos explorando a jogada aérea com ataques pelas alas. Mas foi a bola aérea mexicana que ocasionou a primeira grande chance da partida no minuto 10′, quando Jesús Corona cobrou o escanteio na cabeça de Rogelio Funes Mori e obrigou  Turner a fazer uma defesa difícil.

Com mais controle no jogo, o México dominou a posse de bola nos minutos seguintes, abusando de cruzamentos esporádicos. No minuto 26′, uma troca de passes equivocada na defesa mexicana quase tirou o zero do placar, Lletget roubou a bola na entrada da área, passou para Arriola que caprichosamente acertou a trave do goleiro Talavera.

A partir do minuto 30′, o México aumentou a intensidade e o ritmo de sua equipe, chegando com perigo na chegada de Funes Mori pela direita, mas finalizando em cima de Turner. Aos 37′, o atacante do Monterrey teve mais uma chance, mas acertou o centro do gol, não oferecendo dificuldades ao goleiro norte-americano. Marcado pela superioridade técnica mexicana com 67% de posse de bola e 12 finalizações contra quatro dos Estados Unidos, o primeiro tempo no entanto, ofereceu perigos para ambas as seleções, principalmente na chance perdida por Arriola.

O segundo tempo começou com a mesma volúpia mexicana da etapa inicial, pressionando bastante a saída de bola adversária nos cinco primeiros minutos e desperdiçando chances com Herrera e Pineda. Dos 50′ até aos 65′, os Estados Unidos começaram a apostar em lançamentos longos, acionando principalmente Arriola na direita, que vinha ganhando as disputas contra o lateral Jesús Gallardo.

Aos 70′, os Estados Unidos tiveram duas grandes chances de abrir o placar. Na primeira, Hoppe driblou Rodríguez, mas seu chute foi bloqueado por Edson Álvarez na pequena área. Já na segunda,  cruzamento da intermediária foi dominado por Zardes, sobrando para Arriola que chutou de primeira, mas parou na grande intervenção de Talavera, que de costas evitou o gol norte-americano.

Equilibrando as forças no final do segundo tempo, os Estados Unidos chegaram em belo ataque com Busio, mas o arremate saiu muito acima da meta mexicana. Com o fim dos noventa minutos regulamentares, a partida foi para a prorrogação, onde na primeira etapa existiu um equilíbrio maior entre as duas seleções que dividiam o protagonismo com chegadas rápidas pelo lado de campo.

Mesmo com as substituições, as duas equipes pareciam ter sentido a parte física e o nível do jogo caiu com apenas uma chegada perigosa de Zardes aos 107′. Mas num suspiro de energia e na especialidade da seleção americana, o zagueiro Miles Robinson subiu mais que a defesa mexicana e aproveitou o cruzamento de Kellyn Acosta para escrever o seu nome na história da seleção e da Copa Ouro.

FICHA TÉCNICA

Estados Unidos – 1
Matt Turner; Reggie Cannon (Shaq Moore), James Sands, Miles Robinson, George Bello (Sam Vines); Kellyn Acosta, Sebastian Lletget (Cristian Roldán), Eryk Williamson (Gianluca Busio); Paul Arriola (Nicholas Gioacchini), Gyasi Zardes, Matthew Hoppe (Henry Kessler).
Téc: Gregg Berhalter

México – 0
Alfredo Talavera; Luís Rodríguez, Néstor Araujo, Héctor Moreno (Carlos Salcedo) (Gilberto Sepúlveda), Jesús Gallardo; Héctor Herrera, Edson Álvarez, Jonathan dos Santos (Érick Gutiérrez); Orbelín Pineda (Rodolfo Pizarro), Rogelio Funes Mori (Alan Pulido), Jesús Corona (Osvaldo Rodríguez).
Téc: Tata Martino

Gol: Miles Robinson (EUA)
Cartões amarelos: Kellyn Acosta (EUA), Jesús Gallardo, Héctor Herrera (MEX)
Cartões vermelhos: Não houve

(Capa: Reprodução/Twitter/Gold Cup)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1