“Fui campeão no High School Americano”

0
64
Foto: Reproducao// Mr.Ryan
Você sabe como é o soccer na High School? Veja um pouquinho mais sobre a minha história e como fui campeão jogando em Massachusetts
Vim para a América em 2018. Diferentemente do Brasil, o ano escolar aqui começa em Setembro, enquanto a temporada futebolística do High School começa em Agosto. Em 2020-2021 eu participei da minha primeira temporada, fiz o formulário e entrei no time. Infelizmente este foi o ano que em que a pandemia começou, então enquanto os alunos se dividiam entre on-line e pessoalmente na escola, o nosso time tentava se adaptar às regras que consistiam, entre outras coisas, em jogar de máscara e laterais com os pés.  Inclusive, recebi um cartão amarelo em um jogo por estar com a máscara abaixo do nariz, o que me fez sair de campo.
Cada divisão do Soccer no High School é baseada no número de alunos em sua respectiva escola. Por causa da pandemia, a maioria dos times acabou desistindo e por isso a MIAA (Organizadora) decidiu por fazer apenas uma liga reunindo escolas de todas as divisões(1ª a 5ª). Mesmo enfrentando escolas com um histórico de soccer gigante em Massachusetts como Brockton e New Bedford, o nosso time conseguiu ser segundo lugar na temporada regular. Infelizmente, perdemos nas semifinais do campeonato por causa de um gol de ouro na prorrogação.
Com a vacinação começando em 2021, a temporada de outono do Soccer deste ano começava a se formar em um molde mais normal, ou “novo normal”. Lembrando que este ano as escolas participaram de duas competições ao mesmo tempo, uma referente a sua divisão e a Mayflower League, que abrange times de divisões diferentes. Apesar de enfrentar times de divisões menores este ano, admito que a minha forma física não me deixou atuar como queria, consegui a marca de apenas três gols em 15 jogos. Na mesma posição que a minha, nós tínhamos os dois capitães Derek Thorburn e Collin Shamey, que combinaram um total de 29 gols e 12 assistências.
 Derek Thorburn em um jogo contra Hoolbrok. (Foto: Mr. Ryan)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O ponto alto desta história começou no dia 30 de Setembro, quando viajamos à cidade de Westport, para enfrentar a equipe que até o momento era considerada favorita. Marcamos no primeiro tempo, porém na segunda etapa o tudo virou de cabeça para baixo quando um dos nossos jogadores foi expulso e consequentemente sofremos o empate. O jogo terminou em um 1 a 1,  mas os nervos estavam aflorados, até mesmo entre os treinadores e juízes, algo que prometia um capítulo interessante no jogo de volta, quase um mês depois.

Após longos 19 dias, Westport viajou 57 KM até chegar na pequena cidade de West Bridgewater. Até o dia do jogo a diferença entre as equipes era apenas de um empate a mais para Westport, significando que quem vencesse se tornaria campeão da liga, já que as duas equipes tinham apenas aquela partida e mais um outro jogo. Antes do confronto, a equipe da casa ainda celebrou a sua Sênior Night (noite de celebração aos atletas em seus últimos anos na escola), mas todas as atenções estavam voltadas no apito inicial. Uma conversa aflorada dos árbitros com os capitães antes do jogo marcava o que seria uma noite tensa mas até que, enfim, a bola rolou pela primeira vez marcando o início de 80 minutos de soccer.

Os Wildcats até abriram o placar logo no início, com outro gol de Derek Thorburn mas sofreram o empate no final do primeiro tempo após uma falha defensiva.

A conversa com o treinador no intervalo funcionou e o time voltou com outra ideia em mente no tempo final e mesmo apesar de um início de etapa mais difícil, o nosso time conseguiu marcar outros três gols, com Kyan Santiago, Derek novamente e Ben Fuller, com uma pintura no fim, e assim garantiu a comemoração do título dentro de casa em cima do “rival”, coroando o meu ciclo como um jogador na High School, terminando a liga com nove vitórias e um empate.
Foram ótimos dois anos e agora entro na seleta lista de pessoas que ganharam dentro e fora do Brasil. E os mais jovens que tiverem a oportunidade, o Soccer na High School vale muito a pena e é uma oportunidade que eu nunca vou esquecer, mesmo que não tenha nenhuma pretensão de ser jogador no futuro.
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal Gustavo Lopes)
Obrigado a todos os meus colegas de equipe (Thank you to all my teamates):  Aidan Reynolds, Randy Pratt, Chase Ryan, Ryan McGrath, Ryan Hulme, Ben Fuller, Ryan Estrella, Adam Chrein, Drew Raphel, Collin Shamey, Derek Thorburn, Noah Schneeweis, Colby Hackenson, Derek Cashman, Jamie Sheedy e Kyan Santiago.
(Capa: Reprodução/Arquivo Pessoal Gustavo Lopes)