Chegada do Charlotte FC a MLS em 2022 levou Charlotte Independence, da USL Championship, a tomar a decisão de descer de divisão
A chegada do Charlotte FC, que estreia na MLS em 2022, segue mexendo com a estrutura do futebol dos Estados Unidos. Na noite deste quinta-feira (2), o Charlotte Independence, fundado em 2014, anunciou que, após sete anos, não jogará mais a USL Championship.
Por conta da chegada do Charlotte FC na MLS, o clube, que é da mesma cidade, optou por se rebaixar da segunda para a terceira divisão e jogará a temporada 2022 na USL League One. A notícia já vinha sendo ventilada nos bastidores e foi confirmada ontem, após o fim da temporada da USL Championship.
De acordo com a diretoria do clube, a chegada do Charlotte FC muda os ares do esporte na cidade, porém o Independence é um clube da comunidade de Charlotte e não pretende fechar suas operações.
O rebaixamento para a USL League fará com que o clube deixe de investir em jogadores experientes e passe a apostar em jovens jogadores locais e nacionais, na busca de revelar novos talentos para o esporte.
POR QUE SE REBAIXAR?
O estado da Carolina do Norte, casa do Charlotte, é um dos que mais tem times profissionais ou semi-profissionais, porém em ligas menores. Dessa forma, a chegada do Charlotte FC certamente irá afetar o público e consequentemente as finanças desses clubes.
Mas para não fechar as portas, como fez o Saint Louis FC com a chegada do St. Louis City (estréia na MLS em 2023), os tradicionais clubes da Carolina do Norte estão optam por reduzir o investimento, o que inclui se rebaixar para outra ligas.
Na temporada passada, o North Carolina FC (da cidade de Cary) foi o primeiro a fazer esse movimento, seguido agora pelo Charlotte Independence.
Descer para a USL League One siginifica um nível de competitividade e investimento menores. Assim, o clube, que certamenete irá perder forças por não ser mais o único profissional da cidade, terá a chance de ser manter vivo.
OUTROS TIMES DO ESTADO
A Carolina do Norte ainda tem outras equipes que tentarão sobreviver ao efeito Charlotte FC. A própria cidade de Charlotte ainda tem o Charlotte Eagles, fundado em 1991, que está na USL League Two (quarta divisão), liga semi-profissional, disputada durante três meses no meio da temporada.
No subúrbio de Charlotte, o Stunpton Town joga a NISA, terceira divisão concorrente da USL League One e é outro clube que poderá ter problemas com a chegada do gigante.
Um pouco mais distante, também na USL League Two, estão Asheville City, Tobacco FC, North Carolina Fusion (Fundado em 1993) e Wake FC estão com a vida um pouco mais tranquilas, uma vez que jogam para os públicos locais.