Em temporada de ”montanha-russa’’, Portland Timbers quer terminar o ano no topo

0
15
Reprodução Twitter Portland Timbers

O Portland Timbers vai jogar a Final da Conferência Oeste contra o Real Salt Lake, no sábado (04), em mais um dos desafios da equipe no ano

Se a maioria das equipes buscam a maior regularidade possível durante a temporada regular, nos playoffs a história é completamente diferente. A final do Oeste coloca frente à frente duas equipes que não disputaram o topo da conferência e nem mesmo eram apontadas como grandes postulantes ao título da MLS Cup em 2021.

O Portland Timbers, assim como o Real Salt Lake (seu adversário no próximo domingo), passou longe de apresentar um futebol brilhante durante as 34 rodadas, mas provou no mata-mata do que é capaz.

Antes de saber se a franquia de Portland irá ainda mais longe, vamos olhar para o que o time do técnico Giovanni Savarese fez até aqui. 

Com brilho de Blanco, Portland vence Minnesota de virada e enfrenta Colorado no Oeste
(Foto: Reprodução/Twitter Portland Timbers)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

A CAMINHADA NA TEMPORADA REGULAR

Quarto colocado no Oeste (17 vitórias – quatro empates – 13 derrotas)

Com um elenco interessante, experiente e cheio de boas peças no papel, Savarese tinha a missão de gerenciar as altas expectativas para a temporada da equipe. Ainda mais após um ano onde Portland deixou os playoffs de maneira precoce, no Round 1, diante do FC Dallas nos pênaltis.

Com nomes já consagrados como Sebastian Blanco, Diego Valeri e os irmãos Chará, o time contava com a terceira maior média de idade da liga, casca necessária para fazer uma temporada sólida. O início, porém, não foi dos mais promissores: até a semana 11, a equipe apresentava um futebol pouco convincente, acumulando mais derrotas (seis) do que vitórias (quatro).

Em boa parte do ano, a irregularidade caminhou junto do time, colocando dúvidas nos torcedores sobre a possibilidade de classificação. Mas a partir da semana 22 uma virada de chave colocaria os Timbers na rota dos playoffs.

A sequência de oito jogos com sete vitórias, a primeira delas diante do rival Seattle Sounders fora de casa, representou o ponto onde a montanha-russa finalmente começaria a subir de vez em Portland. Outro ponto importante dessa mesma sequência foi a goleada de 6 a 1 sobre o Real Salt Lake.

CAMINHO NOS PLAYOFFS

Portland Timbers 3 x 1 Minnesota United
Round One

A arrancada colocou o Portland nos playoffs, mas em uma posição pouco confortável (se é que existem posições confortáveis quando se chega na pós-temporada): na quarta colocação, a equipe liderada por Seba Blanco enfrentaria o Minnesota United (quinto) no Round One.

O problema é que havia uma sequência de oito jogos em que os Timbers não sabiam o que era vencer os Loons. Já no início da partida, a maldição parecia continuar. Franco Fragapane abriu o placar para os visitantes e o Minnesota teve a vantagem por quase toda a primeira etapa. Até que em uma jogada de bola aérea, a cabeçada do zagueiro Mabiala deixou tudo igual. Na segunda etapa, restou a Blanco brilhar com dois belos gols que deram a classificação aos Timbers. 3 a 1 para os donos da casa.

Colorado Rapids 0 x 1 Portland Timbers
Semifinais da Conferência Oeste

Nas semifinais da conferência, o desafio de encarar o Colorado Rapids, líder do Oeste na temporada regular, era ainda maior. A partida conturbada começou com um primeiro tempo dominado pelos donos da casa, no qual o Portland pouco criou, mas viu o goleiro Steve Clark garantir o zero a zero para a etapa final.

Já aos 52’, uma baixa desanimadora para os visitantes: o destaque da temporada, Sebastian Blanco, deixou o campo machucado após um contra-ataque. Mas o que parecia aproximar a jornada dos Timbers do fim, deu ainda mais confiança ao time que equilibrou o jogo.

Quando tudo se encaminhava para os acréscimos, o herói improvável Larrys Mabiala (ele de novo!) empurrou a bola pra dentro, abrindo o placar que permaneceria com a vantagem mínima para Portland. 1 a 0. Antes do apito final ainda deu tempo para a expulsão de Dairon Asprilla, após confusão com Braian Galván. 

Portland Timbers x Real Salt Lake
Final da Conferência Oeste

Mesmo sem Seba Blanco e Dairon Asprilla, o Portland Timbers chega na final do Oeste com a sensação de que pode ir ainda mais longe. Apostando em um ataque que teve duas de suas melhores atuações já nos playoffs, a equipe de Savarese entra em campo neste sábado (4), quando recebe o Real Salt Lake no Providence Park. Em uma final de conferência em que poucos apostaram, apenas um dos times irá tirar proveito do imprevisível desta vez.  

(Capa: Reprodução/Twitter Portland Timbers)