Contra as probabilidades: Real Salt Lake superou favoritos e mira algo ainda maior na temporada

0
25

Jornada improvável da equipe de Utah contrariou expectativas. Agora, time comandado por Mastroeni encara o Portland Timbers fora de casa pela final da Conferência Oeste

Sempre que apontamos os grandes favoritos e os azarões na busca pelo título da MLS Cup, alguns times aparecem para nos provar que o futebol não é exatamente um adepto de favoritismos. Neste ano, a equipe que ”contrariou a lógica” ,e surpreendeu a todos, foi o Real Salt Lake, o ”underdog” e uma das grandes histórias da temporada.

Finalista da Conferência Oeste, eliminando dois dos favoritos ao título, os Monarcas estão atualmente a duas vitórias de conquistar pela segunda vez a MLS Cup. Será que a caminhada pode ter um final épico como se desenha? Antes, vamos observar o caminho do time para chegar onde está.

(Foto: Reprodução/Twitter Real Salt Lake)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

A CAMPANHA NA TEMPORADA REGULAR

Sétimo colocado no Leste (14 vitórias- seis empates – 14 derrotas)

Sem pretensões extraordinárias no início da temporada, e buscando dar um passo de cada vez, o projeto da equipe do então técnico Freddy Juarez era o de pelo menos se classificar para os playoffs. Mas, já na pré-temporada, o desafio do RSL era visto com desconfiança. No preview da equipe disponível no site oficial da MLS, a aposta mais alta entre os jornalistas e comentaristas era a décima colocação no Oeste. Ainda assim, havia esperança de uma temporada melhor do que a anterior, depositada em jogadores da espinha dorsal da equipe como Damir Kreilach, Rubio Rubin e Albert Rusnák. 

Sem de fato assumir o protagonismo na conferência, o Real Salt Lake também não decepcionou. Ganhou jogos contra adversários difíceis (Colorado, Sounders e Sporting KC) mas perdeu muitas partidas, sendo a equipe com mais derrotas entre as 14 classificadas.

A instabilidade da equipe causou a saída do técnico Freddy Juarez, que preferiu ser auxiliar do Seattle Sounders e deu lugar a Pablo Mastroeni na metade final da temporada regular. Já na quarta partida do novo treinador, uma derrota traumática: um 6 a 1 para o Portland Timbers. A partir dalí, intercalando bons e maus resultados, o time conseguiu colocar seu nome entre os classificadas para os playoffs em um Decision Day emocionante, quando venceu o Sporting KC por 1 a 0, fora de casa.

CAMINHO NOS PLAYOFFS


SEATTLE SOUNDERS 0 X 0 REAL SALT LAKE

Round One

Conquistando a vaga na sétima colocação, o RSL tinha a tarefa indigesta de encarar a segunda melhor equipe da Conferência Oeste: um Seattle Sounders sólido, mas que vinha de uma queda de rendimento brusca na reta final.

Ainda assim, o favoritismo era todo do time de Seattle, mandante da partida. Como atualmente já sabemos, favoritismo não ganha jogos. Nem mesmo as 21 finalizações dos donos da casa (contra zero do RSL durante 120 minutos). A equipe de Mastroeni guardou todos os chutes a gol para os pênaltis, acertando todos os seis que cobrou, eliminando o Sounders em pleno Lumen Field. Um plano de jogo arriscado, mas que funcionou.

https://twitter.com/realsaltlake/status/1464970668919906311

Sporting KC 1 x 2 Real Salt Lake
Semifinais da Conferência Oeste

Após um grande desafio no Round One, o RSL encarava outro adversário forte nas semifinais de conferência: o Sporting KC, que tinha grandes pretensões de título e o ataque mais goleador da MLS. Na ocasião, os torcedores de Kansas City chegaram a ver o time da casa ir para o intervalo com a vantagem, por um gol de Johnny Russell, de pênalti. Na segunda etapa a missão era difícil, e com uma estratégia quase oposta à da partida anterior, o RSL foi pra cima buscar o empate.

Dominando o segundo tempo, os visitantes empataram com o equatoriano Anderson Julio. E quando todos já pensavam em prorrogação, Bobby Wood colocou o Real Salt Lake em vantagem aos 90’+1. O ”crime foi cometido” e a equipe voltou à uma final de conferência após sete anos.   

Portland Timbers x Real Salt Lake
Final da Conferência Oeste

Conhecido como ”‘underdog” desde o início dos playoffs, o Real Salt Lake mantém a alcunha para a fase final do mata-mata. Ser tratado como o menos favorito parece fazer bem à equipe que não se incomoda de passar 120’ sem chutar a gol, se isso resultar na classificação.

Porém, para além de apostar todas as suas fichas na popular ”retranca”, a equipe já mostrou que também sabe correr atrás do prejuízo quando sai atrás no placar. Agora, encara o Portland Timbers que também passou por equipes mais cotadas ao título, em um duelo imprevisível, como tudo que aconteceu até aqui.