InícioMajor League SoccerCF MontrealDinastia mexicana na CONCACAF Champions League pode estar perto do fim -...

Dinastia mexicana na CONCACAF Champions League pode estar perto do fim – Opinião TMLS

No atual formato da CONCACAF Champions League, nunca esteve tão próximo o fim do domínio mexicano na competição 

A CONCACAF Champions League é a principal competição de futebol da América do Norte, Central e Caribe. O campeonato é objeto de desejo dos times que participam dela todos os anos.

Apesar disso, quem acompanha a competição sabe que existe um domínio do futebol mexicano sobre a Concachampions. Desde 2006, apenas clubes do México sabem o que é levantar essa taça. O último não mexicano a conseguir essa façanha foi o Deportivo Saprissa/CRC em 2005.

Se formos olhar pra Major League Soccer, a fila pela taça da Concachampions aumenta de tamanho. O Los Angeles Galaxy,  lá em 2000, foi o último time da MLS que ganhou o torneio, ainda em formato diferente.

Desde então, os times da MLS chegaram a bater na trave algumas vezes, como foi o caso do CF Montréal, em 2014, o Toronto FC em 2018 e o Los Angeles FC em 2020. Mas há boas razões para acreditar que em 2022 a espera vai chegar ao fim.

(Reprodução: Twitter/ Seattle Sounders)

• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

O primeiro fator é que os “bichos-papões” da Concachampions não estão disputando a atual edição. Clubes como América/MEX, Tigres/MEX e Monterrey/MEX (atual campeão), donos de um grande poderio financeiro e de elencos estrelados, não se classificaram, e deixam a competição sem um time com status de franco favorito.

Em consequência disso, os atuais representantes do México não são equipes tão fortes, e apesar de terem qualidade, não vivem seus melhores momentos.

O León/MEX não tem um bom histórico em competições continentais, acumulando eliminações recentes para Los Angeles FC e Toronto FC, por exemplo. E agora em 2022, o time perdeu o duelo de ida das quartas de final por 3 a 0 contra o Seattle Sounders. Resultado muito difícil de ser revertido.

Situação semelhante à do Pumas UNAM/MEX, que também foi derrotado na ida das quartas de final, dessa vez pelo New England Revolution, pelo mesmo placar de 3 a 0.

O time mexicano que talvez tenha situação mais tranquila seja o Cruz Azul/MEX. Os cementeros derrotaram o CF Montréal por 1 a 0 no duelo de ida das quartas, e jogam pelo empate para serem semifinalistas. Porém, o Cruz Azul também não vive seus melhores dias, e 1 a 0 é um placar que pode perfeitamente ser revertido.

Analisando esse quadro geral, temos dois times da MLS que abriram uma grande vantagem para eliminar times mexicanos da Concachampions, e mais o Montréal, que tem uma vantagem acessível pra ser remontada no jogo da volta.

Isso pra não falar do New York City, que também encaminhou a vaga pra próxima fase, mas como o seu adversário, o Comunicaciones, é da Guatemala, já é sabido que não teremos um mexicano classificando desse confronto para as semifinais.

Então, é totalmente plausível imaginar que finalmente a dinastia mexicana vai ser destronada. Uma reviravolta que classifique León e Pumas não é impossível, mas é muito improvável. Todavia, ainda que um ou mais mexicanos cheguem adiante, nenhum deles é um super elenco em ótima fase. São rivais acessíveis.

Diante disso, é bastante provável que finalmente um time da Major League Soccer volte a conquistar o precioso e cobiçado troféu da CONCACAF Champions League. Quem viver verá.

(Capa: Reprodução/Twitter Seattle Sounders) 

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Advertisment -
Territorio F1