O Seattle Sounders fará o primeiro jogo diante sua torcida após a conquista da CONCACAF Champions League; San Jose Earthquakes busca prolongar a boa fase agora na US Open Cup
Nesta quarta-feira (11), às 23h no horário de Brasília, o San Jose Earthquakes vai até Seattle, enfrentar o Sounders no StarFire Sports Stadium, pela quarta fase da US Open Cup. O estádio onde será realizada a partida, é modesto se comparado com o Lumen Field, que na semana passada recebeu quase 69 mil expectadores na final da ConcaChampions. Entretanto, é um estádio que aproxima bastante o torcedor do campo e oferece oportunidades de um contato mais próximos aos jogadores.
Apesar da conquista do torneio continental na última quarta-feira, a vitória por 3 a 0 contra o Pumas/MEX foi a única vitória do time nos últimos seis jogos. A franquia do noroeste americano não disputou as fases anteriores da US Open Cup entrando diretamente nesta quarta rodada. O time busca vencer este torneiro pela quinta vez após ter vencido o tricampeonato (2009, 2010 e 2011) e 2014.
Já o Quakes buscam continuar a boa fase recente após a saída do treinador Matías Almeyda. O time venceu três dos últimos quatro jogos, incluindo uma virada incrível sobre o próprio Seattle Sounders por 4 a 3 válida pela semana oito da MLS. O time da Califórnia iniciou sua participação na US Open Cup deste ano vencendo o Bay Cities por 5 a 0. A equipe ainda não venceu esta competição e busca seu primeiro título. As melhores participações foram nas temporadas 2004 e 2017 quando foi desclassificado nas semifinais.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
SEATTLE SOUNDERS
A performance do Seattle Sounders nesta temporada tem sido de altos e baixos. Enquanto na Champions League o time conquistou o título de maneira invicta, empatando todos os jogos fora de casa e vencendo bem quando em seus domínios. Pela MLS, o jejum já é de três jogos. A última vitória foi no início de abril contra o Minnesota United fora de casa.
Na última rodada pela MLS, o Seattle Sounders colocou um time praticamente reserva em campo contra o FC Dallas e não resistiu à boa fase do time do Texas. Jogadores como Stefan Frei, Nicolas Lodeiro, Jordan Morris e Kelyn Rowe não foram nem relacionados para o jogo e sequer viajaram com o time. O artilheiro Raul Ruidiaz viajou, mas não esteve nem no banco. Além destes desfalques por opção do técnico Brian Schmetzer, o time não poderá contar com o brasileiro João Paulo que se lesionou gravemente na final da ConcaChampions e está fora do restante da temporada.
Buscando reabilitação na MLS, o técnico Brian Schmetzer deve mandar a campo novamente a equipe com reservas e até mesmo garotos do Tacoma Defiance, o segundo time da franquia que disputa a MLS Next Pro. O time tem um calendário bem apertado no mês de maio e se passar do San Jose nesta fase, colocará mais um jogo na agenda ainda no mês de maio. Apesar do caminho na US Open Cup ser mais curto e também colocar o campeão na Concacaf Champions League do próximo ano, o Sounders deve voltar suas atenções à MLS e manter a escrita de nunca ter ficado de fora dos playoffs.
SAN JOSE EARTHQUAKES
Após a saída do treinador Matías Almeyda, o técnico do Quakes II que disputava a MLS Next Pro, Alex Covelo, assumiu interinamente o comando do San Jose e em quatro jogos conquistou três vitórias. O time conta com a boa fase do atacante Jeremy Ebobisse, que já marcou cinco gols nesta temporada, além de Cristian Espinoza que com os três gols sobre o Seattle foi eleito o jogador da semana oito da MLS.
Apesar de ocupar a décima primeira colocação na conferência oeste, o time deu um salto na tabela, agora com nove pontos com as últimas duas vitórias. Os outros três pontos obtidos até agora vieram de empates jogando em seus domínios. Jogando fora de casa foram quatro derrotas em quatro partidas.
Apesar da boa fase do ataque do San Jose, a defesa é o principal problema da equipe. Com 23 gols sofridos, é disparada a pior defesa da MLS até o momento. A esperança fica em aproveitar a má fase do Sounders em jogos que não são da Champions League e reeditar a vitória conquistada há poucas semanas.
FICHA TÉCNICA
Seattle Sounders
Cleveland; Rowe (Dobbelaere), Ragen, Cissoko, Medranda; Atencio, Leyva, Baker-Whiting; Adeniran, Ocampo-Chavez (Montero), Bruin.
Téc: Brian Schmetzer
San Jose Earthquakes
Marcinkowski; Marie, Nathan, Calvo, López; Yueill; Gregus, Espinoza, Monteiro, Cowell; Ebobisse.
Téc: Alex Covelo
SEATTLE SOUNDERS x SAN JOSE EARTHQUAKES
US Open Cup – Quarta rodada
Data: 11/05/2022 – 23h00 (BR)
Local: StarFire Sports Stadium – Tukwila, WA
Transmissão: sem transmissão
Último confronto: San Jose Earthquakes 4 x 3 Seattle Sounders – 23 de abril de 2022
(Capa: Reprodução/Twitter San Jose)