Acordo estratégico entre CONCACAF e CONMEBOL para a disputa da Copa América 2024 visa o fortalecimento do futebol das “Américas”
Em anúncio feito nesta sexta-feira (27), CONMEBOL e CONCACAF confirmaram os Estados Unidos como sede da Copa América de 2024. O torneio contará com as dez seleções nacionais da CONMEBOL e seis seleções convidadas da CONCACAF.
O Território MLS já havia informado sobre a realização da Copa América de 2024 em dezembro.
A parceria também abrange competições do futebol feminino já que Copa Ouro da CONCACAF W 2024 terá oito seleções da região e quatro seleções femininas da CONMEBOL.
Pensando em oferecer uma preparação maior para as seleções da CONMEBOL, a confederação se junta a CONCACAF já pensando na Copa do Mundo de 2026 que será sediada por México, Estados Unidos e Canadá. Os seis países representantes da CONCACAF na Copa América de 2024, serão definidos através dos resultados da Liga das Nações da CONCACF 2023/24.
Leia Mais
Copa do Mundo 2026: Tradição esportiva de Massachusetts em destaque
Para a CONCACAF, a parceria com a CONMEBOL servirá para oferecer mais competições de alta qualidade para suas seleções masculinas nos próximos dois anos, incluindo a conclusão da Liga das Nações 2022/23, a Copa Ouro de 2023 e, posteriormente, a Liga das Nações de 2023/24.
A colaboração das entidades também atingirá o futebol feminino, com a CONCACAF convidando as quatro melhores seleções femininas da CONMEBOL para participar da Copa Ouro Feminina de 2024. A edição inaugural deste torneio também terá os Estados Unidos como sede.
Conmebol and Concacaf have signed a strategic collaboration agreement to strengthen and develop football in both regions.
→ 2024 CONMEBOL Copa America
→ 2024 Concacaf W Gold Cup
→ New club competitionMore info 🔗 https://t.co/9q6iMhcj7p pic.twitter.com/CqQ41adHYw
— Concacaf (@Concacaf) January 27, 2023
As quatro seleções convidadas da CONMEBOL que participarão foram definidas através dos resultados na Copa América Feminina de 2022: Brasil (campeão), Colômbia (vice-campeã), Argentina (terceiro colocado) e Paraguai (quarto colocado).
A CONMEBOL e a Concacaf também pretendem criar uma competição de clubes estilo “final four” envolvendo os melhores clubes das respectivas confederações. As quatro equipes participantes (duas de cada confederação) se classificarão através das competições de clubes existentes na CONMEBOL e na Concacaf e ambas as confederações trabalham para que a primeira edição deste torneio seja disputada já em 2024.
(Capa: Reprodução/CONMEBOL)