InícioFIFACONCACAFCampeones! León vence os dois jogos e leva troféu da Concachampions

Campeones! León vence os dois jogos e leva troféu da Concachampions

O Los Angeles FC deixou a Concachampions cruzar a borda e retornar à Liga MX, um ano após o Seattle Sounders, da MLS ter conquistado o Troféu da copa continental da Concacaf. 

O Club Leon da Liga MX venceu a partida de volta sobre o Los Angeles FC por 1 a 0 e consagrou-se campeão da Concacaf Champions League, a CCL, neste domingo (4). No agregado, vitória de 3 a 1 para a equipe de Guanajuato, província mexicana no norte do país que faz a borda com os Estados Unidos. A equipe mexicana vence a Final de maneira convincente, na casa do adversário, o BMO Stadium, impondo seu futebol defensivo para calar os quase 24.000 espectadores presentes nas arquibancadas. 

CLUB LEON: PRIMEIRO JOGO IMPONENTE

Com a equipe da casa tendo que ser agressiva para reverter o mal resultado do primeiro jogo, o Leon simplesmente fez o seu papel e conseguiu impor um nível de jogo defensivo que se provou eficiente, dificultando a já árdua missão do LAFC de vencer o oponente, que jogava por um empate. A vitória simples levaria o jogo para uma eventual prorrogação, repetindo talvez o feito de 2022 quando o mesmo LAFC, em casa, sofreu com o Philadelphia Union e precisou de um verdadeiro milagre: uma cabeçada aos 120 minutos do agora aposentado Gareth Bale para levar a partida aos penais e conquistar a sua primeira MLS Cup para a equipe da casa.  

LEIA AINDA: Resumo da Semana 17 da MLS: Cucho Hernandez brilha, Orlando vence mais uma e FC Cincinnati segue invicto em casa

LAFC: MUDANÇAS PARA O SEGUNDO JOGO

Jogando com três zagueiros em uma linha defensiva que incluía o veterano Georgio Chiellini e Jesus Murillo, o técnico Steve Cherundolo veio a campo com diversas modificações, com ambos zagueiros retornando de contusão e fazendo o trio com Aaron Long, defensor que chegou essa temporada do New York Red Bulls. A ideia da nova formação era dar mais liberdade para os laterais Diego Palácios e Sergi Palencia, ambos agressivos em suas investidas ao ataque. 

Club Leon comemora o primeiro gol em Los Angeles -  Club Leon / Twitter
Club Leon comemora o gol em Los Angeles / Reprodução: Club Leon – Twitter

As modificações não deram resultados e em um contra-ataque quando ambos laterais atacavam, o Club Leon encontrou as redes do goleiro McCarthy que pouco fez durante o restante da partida. No ataque, as únicas chances geradas pelo time Angelino vinham do jogador do Gabão, Denis Bouanga, que mesmo com dribles rápidos e qualidade na posse de bola, não conseguiu mostrar o futebol que o tem despontado como grande candidato a chuteira de ouro da liga da MLS. Com o capitão Carlos Vela apático em campo durante os 180 minutos da série, Mateus Bogusz, Mahala Opoku e Stipe Biuk revezavam na ineficiência do ataque Preto e Ouro que terminou a final com somente um gol, muito aquém da semifinal de 2020 quando o próprio LAFC eliminou o Leon, antes de cair para o Tigres na final.  

HEGEMONIA MEXICANA NO CONTINENTE

No fim da partida, o placar de 1 a 0 ficou como a maior prova que a hegemonia da Liga MX nas competições continentais da America Norte continuará por ao menos mais um ano. O Leon que faz um ano de 2023 tímido, em 6º colocado na liga mexicana, sequer qualificando-se para o quadrangular final e apostou suas fichas todas na Concacaf Champions League e teve quase três semanas para se preparar para a grande final.  Já o técnico Steve Cherundolo tomou a difícil decisão de não escalar nem um titular no jogo em casa contra o rival LA Galaxy, jogo em que o LAFC perdeu por 2 a 0 e classificou o rival as semifinais do torneio mais antigo do continente e caminho alternativo a CCL. 

Em um revertério de papéis, as equipes de Los Angeles agora de repente se encontram em momentos opostos: uma amargando a derrota na final da competição mais glamorosa do continente e a outra se reerguendo lentamente na liga e agora com uma chance de ouro, proporcionada pelo rival LAFC, para se classificar a edição de 2024, só tendo que vencer o Real Salt Lake em Utah para fazer uma eventual final contra o ganhador do Leste. 

Já o Seattle Sounders, mantém-se como a única equipa da liga dos Estados Unidos a levantar o caneco da Concacaf. A equipe de Leo Chu e João Paulo venceu a edição de 2022 de maneira convincente, aplicando um 3 a 0 no Lumen Field com recorde de público, após empatar por 2 a 2 no México contra o Tigres. 

Capa: Club Leon / Reprodução Twitter 

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://territoriomls.com/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Galerias

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views
- Advertisment -
Territorio F1