O atacante brasileiro do New York Red Bulls, de apenas 22 anos, Elias Manoel, vem para sua terceira temporada na Major League Soccer e bateu um papo com o Território MLS sobre seus planos para a próxima temporada.
Em 2023, Elias teve um protagonismo bem grande na equipe e ajudou o New York Red Bulls em uma campanha que levou a equipe aos playoffs. Com sete gols e três assistências em 37 jogos. Em 2022, foram apenas 7 jogos, mas contribuindo com dois gols e uma assistência.
Elias conversou com o Território MLS e falou sobre suas expectativas para a próxima temporada, sobre o confronto contra Luís Suarez e sobre a chegada ao clube da MLS.
– Quais são as suas expectativas para a temporada 2024? Tanto pessoais, como coletivas?
Eu acho que todo jogador, quando você fala de expectativas pro ano, ele sempre planeja o melhor, só que durante a temporada acontecem diversidades que acabam ficando um pouco pra trás a expectativa do jogador.
Mas eu espero fazer muitos gols nessa temporada, que possamos poder chegar nessas competições que vai ter durante esse ano, competições importantes, agora com olhares diferentes pra elas, então eu acho que é isso, eu acho que a expectativa tá muito grande pra nós conquistarmos um campeonato, apesar de ter outras equipes muito qualificadas, mas estamos trabalhando forte pra poder conquistar.
– Você teve uma boa temporada em 2023 e terminou bastante em alta, já se sente adaptado a MLS e ao New York Red Bulls?
Sim, com o tempo acho que o jogador se adapta muito bem, eu já estou muito bem ambientado aqui, já parece que eu tô desde criança aqui, então eu já conheço tudo, então isso é bom, isso você se sente melhor, você se sente mais leve para fazer o que você gosta de fazer, que é jogar futebol, e é muito bom ter as pessoas do teu lado te apoiando para você ir mais longe.
– Você recebeu um grande companheiro para a próxima temporada que é o sueco Emil Forsberg, como vem sendo a convivência com ele?
O Emil é um jogador muito diferente, é muito bom ter um jogador como ele na nossa equipe, um jogador que tem experiência de Europa, ele nos treinamentos aqui, quando ele dá um passe, ele dá uma finalização, a gente vê que o cara assim é diferente, então eu estou muito feliz com a chegada dele, é um cara que vai nos ajudar bastante, colocar muito na frente do gol, e agora a gente vai concentrar para marcar esses gols e poder ser um ano incrível.
– Como vem sendo jogar em um clube que valoriza bastante os jogadores mais jovens, como o New York Red Bulls?
É muito legal esse projeto da Red Bull, tanto o projeto em si, mas é muito legal ver aqui o jogador que está aqui indo para o Salzburg ou para o Leipzig. É muito legal o jeito que eles valorizam o jogador dentro da franquia. Isso é legal. Eu acho muito, muito legal o projeto da Red Bull.
– Você vai enfrentar o Luis Suarez, novo reforço do Inter Miami e que estava no Grêmio. O que espera desse confronto?
É, o jogo contra o Inter Miami, todo mundo sabe que não vai ser um jogo fácil por ter grandes jogadores. É, você se preparar muito bem pra essa partida e vai ser muito bom, né? Você poder encontrar craques do cenário mundial, caras que você… Eu simplesmente jogava com eles no videogame, eu só lia pela televisão, vai ser muito bom. Vai ser um sonho assim de você poder ver eles de perto.