InícioMajor League SoccerInter Miami CFJogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Talentos da América do Sul prometem chacoalhar a MLS nesta temporada

A MLS enxerga a América do Sul como uma fábrica de revelar talentos para o futebol mundial. Exemplos não faltam e a cada temporada, novas promessas surgem no continente e da mesma forma rápida que aparecem, logo são vendidos para outros mercados.

E atualmente, está se tornando costume dos clubes norte-americanos contratarem os talentos da América do Sul para eles despontarem na liga e depois serem revendidos para clubes europeus. Dito, isso, o Território MLS separou 8 nomes sul-americanos, de até 25 anos, para você ficar de olho em 2024.

Deixando claro, que nesta lista estão bons jogadores sem tanto hype e outros que acabaram de chegar a MLS, então você não encontrará: Thiago Almada, Evander, Santi Rodriguez, Julián Carranza, Talles Magno, Facundo Torres, Diego Rossi, Cucho Hernandez, Álvaro Barreal e Alan Velasco.

Possíveis destaques da MLS em 2024:

Pablo Ruiz (RSL)

Abrimos a lista com o meio-campo argentino, Pablo Ruiz, de 25 anos. No Real Salt Lake, o camisa 7 tem papel importante, sendo titular do time e exercendo diversas funções, joga como meia, volante e até lateral-esquerdo.

Cria do San Lorenzo, Ruiz está na MLS desde 2018 e na última temporada, ele marcou quatro gols e deu quatro assistências em 17 jogos pelo RSL, contando apenas a liga. Além de chegar à frente, o argentino também sabe ajudar defensivamente, em média, por jogo, ele teve: 1 interceptação, 2.5 desarmes e 7 bolas recuperadas.

Já no ataque, Ruiz finaliza pouco, mas contribui na criação das jogadas, tanto que criou 7 grandes chances, com média de 2 passes decisivos. Acertou 86% dos passes, 70% das bolas longas e 69% dos passes “difíceis”. Mesmo jovem, é um dos nomes mais experientes da MLS, além de ser referência no seu time, a expectativa é que volte ao alto nível após se recuperar da lesão que o tirou dos gramados por mais de seis meses.

Gabriel Pec (LA Galaxy)

Cria do Vasco da Gama, Gabriel Pec chega ao Los Angeles Galaxy cheio de expectativa. É a contratação mais cara da história do time californiano, custando U$ 10 milhões e vem para fazer parte da reformulação do maior campeão da MLS.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Aos 23 anos, Pec é um ponta-direita de muita velocidade e drible, pela função, costuma jogar pelos lados do campo, tanto o direito quando de pé trocado, pela esquerda. Em 2023, marcou oito gols e deu quatro assistências em 37 jogos.

Teve em média quase duas finalizações por jogo, além de criar 10 grandes chances para os companheiros e acertar 83% dos passes. Pec não é um jogador de tanta força física, por isso, utiliza o recurso do drible e na última temporada acertou 50% do recurso. Trabalhando mais as finalizações, se torna uma “arma” perigosa para o Galaxy no ataque.

Cristian Olivera (LAFC)

Se o Galaxy tem Gabriel Pec, o lado preto e dourado de Los Angeles conta com o uruguaio Cristian Olivera, de 21 anos. Contratado no meio de 2023, por U$ 4.3 milhões de dólares do Almería, o ponta-direita inicia 2024 sob boas expectativas.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Com convocações para a Seleção principal do seu país, Olivera disputou apenas 16 jogos na última temporada nos Estados Unidos e marcou dois gols. Não são números empolgantes, mas devemos lembrar que o uruguaio chegou do meio para a reta final da temporada, então não teve muito tempo para se adaptar ao soccer.

Tendo feito uma pré-temporada e se entrosando mais com os companheiros de LAFC, tem tudo para receber mais minutos com Cherundolo em 2024. Olivera é um ponta mais agudo, que costuma ir até a linha de fundo do campo, e que tem boa finalização (metade das finalizações em 2023 foram no alvo).

Guilherme Biro (Austin)

Mais um brazuca estreante na MLS em 2024, Guilherme Biro chega ao Austin após se destacar no Mirassol, na última edição do Campeonato Brasileiro Série B, participando de cinco gols.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Uma de suas características é a cobrança de falta, e no clube paulista ele era um dos cobradores, além de finalizar ao menos uma vez por jogo, ou seja, se deixar, Biro tá lá na área adversária. Além disso, foi o 2° lateral-esquerdo que mais acertou passes no campeonato com aproveitamento de 82% e foi o 2° com mais interceptações por jogo.

Em 29 jogos, foi eleito para o “time da rodada” quatro vezes, recuperou em média 3 bolas por jogo e ainda acertou 61% dos dribles tentados. Outra qualidade do brasileiro é o duelo no 1 x 1, e na última temporada, ele venceu 53% das disputas de bolas e 61% nos duelos aéreos.

Daniel Pereira (Austin)

Companheiro de Biro no Austin, o volante venezuelano Daniel Pereira é mais um nome para ficar de olho em 2024. Na última temporada, disputou 36 jogos e deu cinco assistências, sendo o garçom do time na MLS.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Pereira também foi o líder do time em bolas longas, acertando em média, 3 passes a distância por jogo. Também é um jogador com qualidades defensivas, tendo recuperado 6 bolas por jogo, e conseguido em média, pelo menos um desarme e uma interceptação.

Atua mais pela faixa central do campo e venceu 50% dos duelos no 1 x 1. O ponto de atenção é a disciplina, costuma tomar bastante cartões amarelos e num momento de decisão, faz a diferença.

Pedro Vite (Vancouver)

Considerado uma joia do futebol equatoriano, o meia-ofensivo Pedro Vite é um dos nomes com mais expectativas para a MLS em 2024. Promessa da ótima base do Independiente Del Valle, o garoto foi comprado em 2021 pelo Vancouver Whitecaps, aos 18 anos.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Aos poucos está adquirindo espaço na equipe canadense e na última temporada, marcou seis gols e deu duas assistências em 45 jogos. O baixinho de apenas de 1,66m está começando a ser convocado para a Seleção principal do Equador e nos últimos dias, participou do Pré-Olímpico para Paris, sendo um dos destaques do torneio com quatro assistências em quatro jogos.

Vite é um jogador muito técnico e inteligente, tanto que na MLS ele teve média de quase 5 assistências esperadas (xA) por jogo, ou seja, em cada partida, criou 5 jogadas que poderiam resultar em gol.

Pedro costuma estar em diversos lugares do campo, mas não de forma exagerada, afobada, mas sim pela ótima leitura de jogo, ele sabe onde e o momento exato para receber a bola. Na minha visão, precisa melhorar mais a parte física.

Tomás Avile (Inter Miami)

Um dos zagueiros mais promissores da MLS e que merece um olhar especial nessa nova temporada é o argentino, Tomás Avile, de apenas 20 anos, do Inter Miami, e que disputou a última Copa do Mundo Sub-20. Avile é cria do Racing e foi contratado pelo time do Messi no meio de 2023 por quase U$ 7 milhões. Mesmo jovem, o zagueiro disputou 12 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Em um Inter Miami com o sistema defensivo frágil, Avile poderá ser uma peça importante para fortalecer o setor. Isso se o Tata Martino trabalhar bem o garoto. Seus números por jogo: 1.7 interceptação, 2 desarmes, 6 bolas recuperadas e 1 corte.

Pedro De La Vega (Seattle Sounders)

A grande aposta do Seattle Sounders para 2024, Pedro De La Vega. O ponta-direita revelado no Lanus, é considerado por muito tempo uma joia do futebol argentino, mas infelizmente algumas lesões atrapalharam o seu desenvolvimento no profissional.

Jogadores sul-americanos para ficar de olho na MLS em 2024

Com 23 anos, Pedro vem de uma temporada com seis gols e seis assistências em 40 jogos no clube grená da Argentina. A carinha de menino “leita com pera” esconde a qualidade do jogador talentoso.

Precisa caprichar mais na hora de finalizar. No último Campeonato Argentino ele foi um dos ponta-direita que mais chutou, também foi um dos que menos acertou o gol. Com média 3 grandes chances perdidas. Por outro lado, De La Vega criou 5 grandes chances para os seus companheiros. E foi o 2° jogador que mais acertou dribles em todo o Argentinão, com quase 3 por jogo. Talento sempre mostrou, falta agora estourar numa temporada com bons números individuais.

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1