InícioMajor League SoccerConheça os jogadores brasileiros presentes na MLS em 2024

Conheça os jogadores brasileiros presentes na MLS em 2024

21 clubes da liga norte-americana contam com atletas brasileiros

A MLS  é uma das ligas de futebol com mais brasileiros presentes no mundo. São 34 jogadores ‘brazucas’ envolvidos em 21 dos 29 clubes do torneio. Alguns tem anos de liga, outros acabaram de serem draftados, podem subir pro time principal, foram recém-contratados, ou possuem a nacionalidade brasileira.

Os times com mais brasileiros no elenco são o New York Red Bulls, Portland Timbers, Seattle Sounders e San José EarthQuakes, cada um com três nomes. Até o momento da reportagem, o Brasil é 2° país com mais estrangeiros na Major League Soccer (MLS), usando como base todos os critérios mencionados acima, atrás apenas do Canadá, que conta com 46 jogadores.

Apenas o atual campeão, Columbus Crew, Toronto FC, Nashville SC, Sporting Kansas City, Vancouver Whitecaps, Real Salt Lake, LAFC e Minnesota United não possuem jogadores brasileiros.

Confira a lista abaixo:

Carlos Coronel (RBNY)

Coronel é um dos brasileiros com mais tempo na MLS. Chegou em 2019 para atuar no Philadelphia Union por empréstimo do RB Salzburg, da Austría. Após seis meses, voltou para o clube europeu e em 2021, foi repassado também por empréstimo para o clube norte-americano do grupo RB, O New York Red Bulls, onde está em definitivo desde o começo de 2022.

Conheça os jogadores brasileiros presentes na MLS em 2024
Foto: Divulgação/RBNY

No Brasil, o goleiro tem passagem pelas categorias de base do RB Brasil, e apesar de ter nascido no Brasa, Carlos se naturalizou e defende a Seleção do Paraguai. Tem 27 anos e é uma das lideranças do RBNY. Em 2023, conseguiu 9 clean sheets, sendo o 10° goleiro com mais jogos sem sofrer gols na MLS.

Artur (Houston Dynamo)

Outro brazuca experiente na MLS é o volante Artur, do Houston Dynamo. O baiano de 27 anos está nos Estados Unidos desde 2017, quando foi vendido pelo São Paulo para o Columbus Crew. Por lá, Artur foi campeão da liga e da Campeones Cup. Já no seu atual clube, o brasileiro conquistou a US Open Cup em 2023.

Conheça os jogadores brasileiros presentes na MLS em 2024
Foto: Divulgação/MLS

Gabriel Pirani (DC United)

Camisa 10 do clube da capital, Pirani conta com passagens pelas seleções de base do Brasil, inclusive fez parte do elenco que não garantiu vaga para a próxima Olímpiadas. Com 21 anos, o meia é cria do Santos, e foi comprado em definitivo pelo DC agora em 2024. É o principal nome na armação de jogadas do clube.

Conheça os jogadores brasileiros presentes na MLS em 2024
Foto: Divulgação/MLS

João Klauss (St Louis City) 

Revelado no Gremio em 2016, Klauss não teve muitas oportunidades no clube gaúcho e passou a rodar pelo futebol no exterior, até chegar ao St. Louis City em 2022. O clube do Missiouri é o caçula da MLS e estreou no ano passado, mesmo assim, os novatos fizeram bonito e foram os líderes da Conferência Oeste, com Klauss sendo o artilheiro do time com 10 gols marcados em 21 jogos. O centroavante de 26 anos acabou perdendo alguns jogos por lesão, mas a tendência é que consiga manter o nível agora em 2024.

Conheça os jogadores brasileiros presentes na MLS em 2024
Foto: Divulgação/MLS

Guilherme Biro (Austin FC)

Mais um brazuca estreante na MLS em 2024, Guilherme Biro chega ao Austin após se destacar no Mirassol, na última edição do Campeonato Brasileiro Série B, participando de cinco gols. Biro foi o 2° lateral-esquerdo que mais acertou passes no campeonato com aproveitamento de 82% e foi o 2° com mais interceptações por jogo. Expectativas grandes sobre o Piá do Couto.

Tiago Brandão on X: "🟢⚫️🌳 Guilherme Biro já está com a equipe do Austin na pré-temporada. O lateral basileiro chega do Mirassol para o Austin. Eu, particularmente, acredito que o garoto vá
Foto: Divulgação/MLS

Evander (Portland Timbers)

Revelado no Vasco da Gama, o meia Evander foi o brasileiro com o melhor desempenho individual na MLS. Em 29 jogos, marcou 11 gols e deu quatro assistências. Com 25 anos, acabou de ganhar a camisa 10 no Portland e por lá, é o principal nome do time. Recentemente, quase foi para o Flamengo, mas o Timbers não liberou.

Foto: Divulgação/MLS

Gabriel Pec (LA Galaxy)

Cria do Vasco da Gama, Gabriel Pec chega ao Los Angeles Galaxy cheio de expectativa. É a contratação mais cara da história do time californiano, custando U$ 10 milhões e vem para fazer parte da reformulação do maior campeão da MLS.

Foto: Divulgação/MLS

Thiago Martins (NYCFC) 

Xerife, ídolo e capitão do NYCFC, esse é Thiago Martins, zagueiro de 28 anos que está na MLS desde 2022. No Brasil, o defensor tem passagens por Paysandu, Bahia e Palmeiras, onde foi revelado e conquistou o Brasileirão de 2016 e 2018. Em 2023, foi o 2° zagueiro que mais acertou passes na liga, com aproveitamento de 90% e foi o 8° que mais cortou bolas, com média de 4.5 por jogo.

NYCFC sign defender Thiago Martins from Japanese club as Designated Player | MLSSoccer.com
Foto: Divulgação/MLS

Talles Magno (NYCFC)

Outro cria do Vascão, o atacante Talles Magno, de 21 anos, é o brasileiro mais bem avaliado na MLS. Segundo sites especializados em valores de mercado, o ponta-esquerda está cotado em 10 milhões de euros.

NYCFC sign Brazil youth international Talles Magno from Vasco da Gama | MLSSoccer.com
Foto: Divulgação/MLS

Indo para a sua 4ª temporada em Nova York, Talles ainda não conseguiu se tornar o craque que muitos pensaram. Porém, no NYCFC, o garoto foi campeão da MLS e da Campeones Cup. Sua melhor temporada nos Estados Unidos até o momento foi em 2022, quando marcou 11 gols e deu oito assistências em 45 jogos.

Felipe Martins (Orlando City)

Felipe Martins é o brasileiro que está há mais tempo na MLS. Chegou em 2011 para jogar no CF Montréal, e desde então passou por RBNY, Vancouver Whitecaps, DC United, Austin FC e no começo do ano passado, foi contratado pelo Orlando City.

MLS veteran Felipe Martins eager to help Orlando City's push for greater success | Orlando Soccer Journal
Foto: Divulgação/Orlando City

Com 33 anos, o experiente volante é visto como referência nos Leões da Flórida e na última temporada, ele disputou 20 jogos. Recentemente, se tornou cidadão norte-americano e no Brasil atuou apenas no Campo Grande (RJ).

Léo Chú (Seattle Sounders)

Especulado em Fluminense e Atlético-MG, o ponta-esquerda Léo Chú, está na MLS desde 2021, quando foi vendido do Grêmio para o Seattle Sounders. Nos verdes e azuis, o brasileiro foi campeão da ConcaChampions em 2022 e é uma das referências no ataque. Em 2023, marcou cinco gols e deu oito assistências em 39 jogos.

Leó Chú se torna primeiro jogador do Seattle Sounders a dar quatro assistências em um jogo da MLS - Lance!
Foto: Divulgação/MLS

João Paulo (Seattle Sounders) 

O meia/volante gaúcho de 32 anos foi para a MLS em 2020, por empréstimo do Botafogo, e depois, o Seattle Sounders fez a compra em definitivo. Indo para a sua 5ª temporada nos Estados Unidos, o brasileiro conta com mais de 100 jogos pelo Seattle, é ídolo da torcida.

João Paulo - Perfil de jogador 2024 | Transfermarkt
Foto: Divulgação/MLS

Outros brasileiros confirmados na MLS em 2024:

João Pedro (Charlotte FC), Micael (Houston Dynamo), Rafael Navarro (Colorado Rapids), Vítor Costa (San José EarthQuakes), Davi Alexandre (RBNY), Antony (Portland Timbers), Nathan Fogaça (Portland Timbers), Lucas Maciel (NE Revolution II*), Sérgio Santos (FC Cincinnati), Victor Bezerra (Chicago Fire), Rafael Santos (Orlando City), Geovane Jesus (FC Dallas), Matt Real (Philadelphia Union), Nathan (Seattle Sounders), Nick Firmino (Atlanta United), Jean Mota (Inter Miami), Leo Afonso (Inter Miami), Rodrigues (San José EarthQuakes), Célio Pompeu (St Louis City), Elias Manoel (RBNY), Ruan (CF Montréal) e Daniel (San José EarthQuakes).

*Lucas Maciel faz parte do NE Revolution II, mas pode subir para o time principal ao longo da temporada.

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1