Pelo mundo inteiro, as famosas “Datas Fifa” estão se aproximando, ou algumas até sendo disputadas. Nesse período, diversos jogadores de diversas ligas pelo mundo tem seus jogadores sendo convocados para servir as suas respectivas seleções, seja para compromissos oficiais, como eliminatórias pra Copa do Mundo, por exemplo, ou como também para amistosos.
A Major League Soccer é uma liga que está cada vez mais em crescimento, logo seus jogadores estão cada vez mais qualificados, despertando dessa forma o interesse das seleções dos seus países. Confira então a lista de jogadores convocados por cada clube para defender seu país natal na Data Fifa desse mês de outubro.
Chicago Fire: Gastón Giménez ( Paraguai) e Miguel Navarro (Venezuela)
DC United: Edison Flores e Yordy Reyna (Peru), Júnior Moreno (Venezuela) e Erik Sorga (Estônia)
Los Angeles FC: Diego Palacios e José Cifuentes (Equador), Diego Rossi e Brian Rodríguez (Uruguai)
Los Angeles Galaxy: Jonathan dos Santos (México) Rolf Feltscher (Venezuela)
Inter Miami: Rodolfo Pizarro (México)
Minnesota United: Jan Gregus (Eslováquia)
Montreal Impact: Clement Diop (Senegal), Jukka Raitala e Lassi Lappalainen (Finlândia)
New York City: Alexander Callens (Peru), Maxime Chanot (Luxemburgo), Alexandru Mitrita (Romênia) e Anton Tinnerholm (Suécia)
New York Red Bulls: Christian Cásseres Júnior (Venezuela) e Alejandro “Kaku” Gamarra (Paraguai)
Orlando City: Pedro Gallese (Peru) e Jhegson Méndez (Equador)
Philadelphia Union: José Martínez (Venezuela)
Portland Timbers: Andy Polo (Peru)
Real Salt Lake: Albert Rusnák (Eslováquia)
San José Earthquakes: Marcos López (Peru), Guram Kashia e Vako (Geórgia)
Seattle Sounders: Xavier Arreaga (Equador), Raúl Ruidíaz (Peru) e Gustav Svensson (Suécia)
Sporting Kansas City: Alan Pulido (México)
Vancouver Whitecaps: Jasser Khmiri (Tunísia)
Mas nem todos os listados devem viajar e estar à disposição das suas seleções. As exceções ficam por dos atletas de DC United, Philadelphia Union e New York City, que devido a regulamentos dos governos locais à respeito da pandemia de COVID-19, teriam que se submeter a uma quarentena de 14 dias antes de voltarem à suas equipes.
A FIFA permitiu que em casos como esses os clubes pudessem se negar a ceder seus jogadores. O Montreal Impact também não concordou em ceder o goleiro Diop, convocado por Senegal. Dos jogadores do New York City, apenas o romeno Mitrita será liberado. O jogador, que está tendo seu nome ligado a uma possível ida ao futebol árabe, deve aproveitar a viagem pra tratar de assuntos pessoais, por isso foi aberta uma exceção.
Vale à pena fazer uma menção honrosa para o argentino Christian Pavón (Los Angeles Galaxy) e pros venezuelanos Jhonder Cádiz (Nashville SC) e Renzo Zambrano (Portland Timbers). Os três foram pré-convocados por suas respectivas seleções, porém ficaram de fora das listas finais.
(Capa: Reprodução/Instagram Brian Rodríguez)