Nos próximos meses, Liga MX planeja negociar com a Conmebol. A informação é da jornalista Julianne Guimarães, da coluna “Fuera de Juego“, do Território MLS.
Ainda no fim de 2020, a Liga MX, entidade que congrega os clubes mexicanos, anunciou uma troca no comando. Mikel Arriola, candidato à prefeitura da Cidade do México na última eleição e com larga folha corrida em cargos públicos, foi anunciado como novo diretor-executivo, ocupando o lugar de Enrique Bonilla. Arriola encarregou Bonilla com uma missão: iniciar conversas com a Conmebol para os clubes mexicanos regressarem na Libertadores e na Sul-Americana.
A saída dos mexicanos da Libertadores, em 2017, se deu por questão de calendário, visto que os clubes alegaram que havia colisões de datas com a Liga MX e a Concachampions, a Libertadores das Américas Central e do Norte. Vale lembrar que os mexicanos disputaram a copa intercontinental entre 1998 e 2016. Nessas 19 edições, o Cruz Azul (2001), o Chivas (2010) e o Tigres (2015) ficaram com o vice. Já na Sul-Americana, o Pumas (2005) foi vice e o Pachuca levou o título em 2006.
Caso o retorno dos times mexicanos de fato aconteça, será de grande vantagem tanto para os astecas quanto para os latinos da América do Sul, pois os clubes mexicanos têm muito a oferecer ao nosso futebol, com uma demonstração de modelos de gestão e marketing que realmente funcionam.
A ideia de retorno conta com o apoio da Federação Mexicana de Futebol (FMF) que já teria, inclusive, esquematizado até mesmo um sistema de qualificação onde a Concachampions seguiria sendo privilegiada no sentido de contar com as equipes melhor qualificadas na Liga MX.
Dessa forma, os campeões do Apertura e Clausura iriam para a Liga dos Campeões da Concacaf enquanto, pensando nos outros seis melhores colocados na pontuação geral que não estão qualificados ao principal torneio da Concacaf, os três primeiros iriam para a Libertadores e os três seguintes para a Sul-Americana.
O estágio do processo de aprovaçãos e encontra em análise dos proprietários das equipes da Liga MX onde a aprovação faria com que, em maio de 2021, o anúncio oficial seria realizado e os clubes mexicanos voltariam às competições no ano de 2022.
Me parece excelente que o futebol mexicano tenha novamente acesso a uma competição de maior nível. O que nos resta é esperar para que seja criado um calendário adequado, permitindo que os times mexicanos tenham tempo suficiente para se preparar para todos os torneios.
–
A coluna “Fuera de Juego” vai ao ar toda quarta-feira no Território MLS e traz opinião e informação sobre o futebol mexicano.
(Capa: Reprodução/Tigres)