CONCACAF Champions League em dezembro pode dar vantagem aos times da MLS

Publicado:

Conforma anunciamos na última segunda-feira (02), a CONCACAF definiu as datas de retorno da Concacaf Champions League. Quatro times da ainda estão na disputa. Atlanta United, Los Angeles FC, New York City e Montreal Impact são os times da que jogam suas fichas em busca de um título que seria inédito pra todos eles. E para além de um título inédito, existe uma escrita para os times da MLS na Concachampions.

No atual formato, somente equipes mexicanas sabem o que é levantar o troféu da competição. É preciso voltar para 2005, quando o campeonato se chamava Copa dos Campeões da , para achar um campeão fora do . Naquela ocasião foi o Saprissa/CRC. E para achar um time da MLS campeão, é preciso voltar para o ano 2000, quando o Los Angeles Galaxy se sagrou campeão.

É notório o domínio mexicano na Concachampions mas para 2020 as circunstâncias apontam para uma possibilidade maior de uma equipe da MLS finalmente vencer o torneio. Pra começo de conversa, os jogos serão disputados em campo neutro nos EUA. New York City e Montreal Impact por exemplo evitarão viagens longas e desgastantes para México e Honduras, respectivamente.

Outro fator determinante é o de não ter que lidar com a pressão da torcida adversária, o que é um fator que costuma favorecer ao time mandante. Isso sem dúvidas é um duro golpe pra equipes como América/MEX e Tigres/MEX, que são donos de torcidas fanáticas, que costumam lotar seus estádios e apoiar intensamente seus jogadores.

Todavia esse fator (a falta de torcida) deve ser prejudicial ao Altanta United. Precisando reverter um 3 a 0 pro América/MEX nas quartas de final, o time da Geórgia teria uma grande vantagem se pudesse contar com o apoio da sua torcida, que costuma lotar o Mercedes-Benz Stadium. Além disso, a fase do time rubro-negro não é das melhores.

Concacaf Champions League
Atlanta precisará de força máxima para reverter desvantagem. (Reprodução/Instagram Atlanta United)

Outra questão significativa é a questão do momento da temporada. A Concacaf Champions League costuma ser disputada entre Fevereiro e Maio. Esses são justamente os meses que a temporada está iniciando para os times da MLS. Enquanto equipes de outros países, sobretudo as mexicanas já estão jogando há vários meses, os times da Major League Soccer que disputarão a Concachampions acabam tendo que adiantar o início das suas atividades, e quando acontecem os jogos, as equipes ainda estão buscando a melhor forma física, técnica e o melhor encaixe tático pros jogadores. Por vezes até reforços recém-chegados não estão à disposição.

Todos esses fatores influem negativamente no desempenho dos times da MLS, o que acaba fazendo com que elas virrem presa fácil pros rivais mexicanos ou até mesmo sofrendo eliminações vexatórias pra equipes de menor expressão do continente.

O fato é que, retornando em dezembro, a Concachampions vai encontrar os times da MLS já calejados por toda uma temporada disputada. Os times já disputaram várias partidas, passaram por diferentes momentos ao longo da temporada, trouxeram reforços, entre outras coisas.

Oos quatro representantes da MLS irão com todas as forças em busca de um título que significaria muito não só pra quem vencer, mas também pra própria Major League Soccer. Agora nos resta esperar o retorno da Concacaf Champions League, e acompanhar pra saber se finalmente um time da MLS vai quebrar a escrita e levantar o troféu da maior competição de clubes do continente.

A cobertura completa da CONCACAF Champions League você acompanha aqui no Território MLS e na Rádio Território MLS.

(Capa: Reprodução/Instagram Concacaf)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes