Jovem ponta-direita do New York City conversou com exclusividade com o Território MLS
A cada ano, a MLS vem atraindo cada vez mais olhares de diversos mercados do futebol, dentre eles, o brasileiro. Se antes era inimaginável ver jovens jogadores consolidados no mercado partirem para os Estados Unidos, agora é comum que esses talentos prefiram seguir para o país norte-americano ao invés de outras ligas menores da Europa.
Um dos clubes norte-americanos que mais possui interesse nas joias brasileiras, é o New York City FC, um dos 11 times gerenciados pelo City Group, que tem o poderoso Manchester City como “carro-chefe”.
Atualmente, o NYCFC conta com cinco atletas brasileiros no elenco. O mais recente é o ponta-direita Gabriel Pereira, vindo do Corinthians em março deste ano. Com 21 anos e possuindo interesse do futebol europeu, a escolha pode ter causado estranheza para os torcedores do Timão, mas o jogador garante estar satisfeito com a decisão:
“Foi uma oportunidade boa para mim e para o clube. Por isso, a gente acertou e estou muito feliz aqui. A estrutura aqui é muito boa. Temos tudo que um jogador de alto nível precisa para desempenhar o melhor futebol.”
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Jogando a Major League Soccer por apenas seis meses, Pereira ainda não se sente totalmente adaptado ao estilo de jogo praticado pelos times da liga estadunidense e elogiou o nível técnico da competição:
“Aqui o futebol é muito disputado e de força. No Brasil, (o estilo de jogo) é mais rápido, com qualidades individuais que fazem a diferença, mas estou me adaptando a cada jogo que disputo. Já sabia da qualidade do campeonato, porque antes de chegar já tinha falado com algumas pessoas que me explicaram mais ou menos, mas claro que o dia a dia me deu mais noção. Os jogadores são muito bons mesmo.”
Vivendo em um país que possui uma cultura tão diferente da do brasileiro, o camisa 38 do clube nova-iorquino afirmou já estar adaptado a nova realidade e ressalta a importância dos companheiros brasileiros do elenco para a sua adaptação ao país norte-americano. Além de “GP”, o zagueiro Thiago Martins e os atacantes Talles Magno, Thiago Andrade e Héber também jogam no atual campeão da MLS.
“Estou muito bem-adaptado. Os brasileiros que jogam aqui me deram bastante suporte no começo e estou fazendo inglês para melhorar a comunicação. É uma cultura diferente da nossa (morar nos Estados Unidos). Minha esposa chegou aqui para me fazer companhia e isso tem me ajudado ainda mais. A relação com os brasileiros é muito boa. A gente se aproximou bastante e brasileiro quando se junta é pura felicidade né?! Sou muito próximo do Talles, mas todos os brasileiros ficam muito juntos.”
Somando todas as competições pelo novo clube, Gabriel Pereira já soma 25 jogos e balançou as redes em sete oportunidades e distribuiu duas assistências até o momento.
Faltando apenas três partidas para o final da temporada regular, o clube da Conferência Leste se encontra virtualmente classificado para a fase de mata-mata, ocupando a quarta posição da região com sete pontos de diferença para o primeiro time fora da zona de classificação. Apesar da situação encaminhada, o jovem garante que o clube segue com o pensamento ainda na temporada regular:
“A gente está se destacando e espero que a campanha seja muito boa. A cada jogo estamos mais focados e tenho certeza de que dará tudo certo para nós.”
Nesta quarta-feira (14), Gabriel Pereira tem a oportunidade de levantar seu primeiro troféu no New York City FC. A equipe representa os Estados Unidos contra o Atlas, do México, na Campeones Cup, torneio que reúne o campeão da MLS e da Liga MX.
“Meu foco é aqui no NYCFC. Estou muito feliz e tenho contrato para cumprir. Meu pensamento é somente nos jogos e nas competições que tenho pela frente. Estamos nos preparando bastante, queremos essa taça e vamos lutar até o fim para conseguir. Estou à disposição se o treinador optar por mim no time.”
(Capa: Reprodução/ New York City FC)