InícioMajor League SoccerSonho Azul! New York City busca o bicampeonato que não acontece na...

Sonho Azul! New York City busca o bicampeonato que não acontece na MLS desde 2012

O New York City FC defende o título da MLS Cup e pode entrar na história da liga como quarta equipe a conquistar dois títulos consecutivos

O que já é bom pode sempre melhorar. Este deve ser o pensamento da torcida do New York City FC, que é o atual campeão da Major League Soccer e que disputa pela segunda vez seguida a final da Conferência Leste. O adversário será o Philadelphia Union, que dessa vez promete ser um adversário ainda mais complicado, visto que, em 2021, o time teve onze  jogadores afastados na final da Conferência após um surto de COVID-19.

De lá para cá, algumas mudanças importantes aconteceram nos Pidgeons como a saída de Ronny Deila para o futebol belga e o empréstimo de Taty Castellanos ao Girona. Desafios herdados pelo auxiliar técnico Nick Cushing que manteve o trabalho sólido e vem se provando como treinador, buscando assim ser efetivado no cargo em 2023.

New York City FC
Sean Johnson e Nick Cushing em treino do NYCFC (Reprodução/Twitter/NYCFC)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Temporada regular 2022

Buscando uma arrancada depois de estar na décima segunda colocação na temporada regular após seis semanas, o New York City FC garantiu a terceira classificação no Leste, mesmo com o duro golpe de perder seu Golden Boot da temporada 2021, Taty Castellanos. Os “azuis de Nova York” precisaram se reinventar sem o argentino, apostando em seu jovem elenco para buscar manter a competitividade e seguir na luta por um bicampeonato histórico que colocaria a franquia em um exclusivo hall dos bicampeões da MLS Cup. Hoje, a lista é formada pelo DC United nas temporadas inaugurais da MLS (1996 e 1997), o Houston Dynamo em 2006 e 2007 e o poderoso Los Angeles Galaxy, de David Beckham e Lando Donovan, em 2011 e 2012.

No total, o New York City foi o quinto colocado em números de pontos conquistados entre as 28 equipes da MLS, atingindo 55 pontos, conquistados através de 16 vitórias (dez em casa e seis fora de casa), ainda com sete empates e o sétimo melhor ataque da competição com 57 gols marcados.

Principais jogadores

🇧🇷 Talles Magno (oito gols + dez assistências) 

A alegria nas pernas trazida pelo carioca de 20 anos tem encantado a torcida e a mídia estadunidense. Em seu segundo ano na equipe, Talles vem provando seu valor. Além de ser um dos jogadores mais talentosos do elenco, o ex-jogador do Vasco da Gama se mostrou decisivo com participações essenciais em momentos crucias das conquistas recentes do NYCFC.

O jovem, que atuou por apenas 500 minutos em 2021, quintuplicou seus minutos na temporada atual e se firmou como peça chave no esquema de jogo do NYCFC. Além dos excelentes números de gols e assistências, Talles utiliza de sua habilidade como forma de quebrar as barreiras defensivas do adversário e atrair também a marcação, possibilitando maior espaço para os companheiros de ataque. Na temporada regular, o brasileiro manteve uma assertividade de passes na casa dos 80% e recebeu 74 faltas, sinais de sua efetividade no setor que mostra como se tornou difícil para os adversários ter que impedir que Talles possa criar situações de perigo.

(Mapa de Calor MLS 2022 de Talles Magno / SofaScore)

🇺🇾 Santiago Rodríguez: (quatrp Gols + treze assistências) 

De jovem coadjuvante no título em 2021, a peça imprescindível na temporada atual. Santiago Rodríguez, de 22 anos, vive sua melhor fase como o garçom do New York City, duplicando seus minutos jogados, de 1’350 em 2021 para 2’650 minutos, marca que deve aumentar até a semifinal da Conferência Leste.

(Mapa de Calor MLS 2022 de Santiago Rodríguez/SofaScore)

Pisando em toda extensão do ataque do NYCFC e distribuindo três assistências nos playoffs, Santiago Rodríguez é peça fundamental no esquema tático de Cushing, potencializando seus companheiros de ataque com um passe qualificado e puxando a marcação adversária.

Veja também: “Se Deus quiser, vou estar na Europa dando meu melhor”, projeta Talles Magno, destaque do New York City

Capitulo à parte: Nick Cushing

A designação interino demonstra-se não durar muito mais tempo com relação a Nick Cushing no NYCFC. O técnico recebeu a intimidadora missão das mãos do campeão da MLS Cup 2021, Ronny Deila, que atravessou o Atlântico de volta a seu continente natal. A tarefa, que poderia parecer assustadora para alguns, foi logo aceita pelo jovem técnico inglês, de 37 anos, que já havia ganhado tudo na Inglaterra pelo poderoso Manchester City.

Isso mesmo, você não leu errado. Cushing ,que está no City Football Group há nove anos, é um dos treinadores mais vencedores do futebol feminino de clubes, iniciando sua carreira como treinador do City Schools, e tornando-se parte da Manchester City Academy, onde trabalhou com jovens de 12 à 16 e concluiu sua qualificação de licença UEFA A de treinador. Neste período trabalhou com muitas das líderes da atual seleção inglesa feminina, como a capitã Steph Houghton, Karen Bardsley e Jill Scott.

Em seguida, assumiu por seis temporadas o Manchester City Women Football Club (MCWFC) e conquistou a Superliga Feminina Inglesa (WSL) de 2016 e o ​​prêmio de técnico do Ano da FA WSL no mesmo ano, além de levantar a FA WSL Cup ,em 2014, a FA Women’s Cup e a FA WSL Cup, em 2016-17 e a FA WSL Cup novamente em 2018-2019. além disso, levou sua equipe a sucessivas semifinais da UEFA Women’s Champions League.

Além das conquistas no City Feminino, o treinador ajudou a desenvolver as carreiras de alguns atuais jogadores da equipe principal, como Phil Foden, Taylor Harwood-Bellis e Tommy Doyle. Cushing tem facilidade por desenvolver prospectos e vem demonstrado isto com os talentos do NYCFC, incluindo Gabriel Pereira e o próprio Talles Magno.

(Foto: Reprodução / Twitter de Nick Cushing)

Cushing aprimorou a filosofia no elenco já vencedor, gerando uma confiança entre os jogadores e buscando sempre manter a bola. Em um gol que marcou a temporada até agora (confira no vídeo acima), o NYCFC trocou 19 passes, com o jovem Kevin O’Toole – promovido do NYCFC II – participando ativamente da jogada. Além dele, Maxi Moralez e Santiago Rodríguez, medalhões da equipe, conseguiram assimilar a ideia do treinador, construindo assim um dos mais belos gols da temporada.

Próxima missão 

O New York City FC tem a reedição da última final de Conferência frente ao Philadelphia Union, no Subaru Park, no domingo, 30 de outubro, a partir das 21h de brasília. Em 2022, as duas equipes se enfrentaram em duas oportunidades, nas quais o Philadelphia Union levou a melhor em ambas, chegando assim com um sentimento de justiça buscando enfrentar os atuais campões de maneira completa e assim podendo reverter a lembrança de 2021.

(Capa: Reprodução/Twitter/NYCFC)

Percel Macedo
Percel Macedo é discente em Jornalismo e redator do Território MLS desde 2021, reside no Brasil e é um apaixonado pela Major League Soccer

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -