Novo esquema tático do Seattle Sounders passa no teste contra o Minnesota United na primeira rodada da MLS 2021.
O Seattle Sounders, do técnico Brian Schmetzer, esteve em quatro das últimas cinco finais da MLS Cup. O técnico assumiu o time na temporada 2016, e após um começo de temporada desastroso, conseguiu levar o time aos playoffs e, como se isso já não fosse um feito considerável, o time ainda conquistou o troféu da MLS Cup pela primeira vez em sua história. O técnico utilizou basicamente o mesmo esquema tático nas últimas temporadas: o 4-2-3-1. A fórmula do sucesso de Schmetzer passava por três pontos cruciais:
- A primeira linha do meio-campo, onde normalmente jogavam dois “volantes modernos” que marcavam bastante mas também estavam sempre participando da construção das jogadas. E por este motivo que João Paulo deu tão certo neste time.
- Os incansáveis laterais que eram sempre presentes nas jogadas de ataque, fazendo dobradinha com os pontas.
- E por último, mas não menos importante, a segunda linha do meio-campo, onde dois pontas são muito perigosos e velozes. E tudo isso junto favorecia uma liberdade incrível para o uruguaio Nicolás Lodeiro poder dar o seu show. Não à toa ele foi o líder em assistências na temporada 2020.
O leitor pode questionar sobre o artilheiro Raul Ruidiaz, mas não considerarei nesta análise, pois o seu reserva no ano passado, Will Bruin, também foi muito efetivo quando necessário. Então considerarei mais como uma consequência do que como uma das razões para o sucesso da fórmula.
O problema para 2021
Para esta temporada, Schmetzer perdeu dois desses pilares. O lateral direito, Leerdam, foi para o Inter Miami. Pelo lado esquerdo, Nouhou é excelente e incansável na marcação, mas deixa a desejar no apoio ao ataque. Ele assumiu a posição de títular após a saída de Brad Smith no ano passado. Jordan Morris, que normalmente jogava pelo lado esquerdo na segunda linha do meio-campo, foi emprestado ao Swansea/ING e era esperado que ele perdesse o início da temporada 2021. Entretanto o time não esperava perdê-lo por toda a temporada devido à lesão. Outro jogador importante que deixou o clube foi Gustav Svensson, que normalmente jogava na primeira linha do meio-campo ao lado de João Paulo e se transferiu para o Guangzhou City FC/CHN.
Os jogadores que chegaram não eram necessariamente para repor as saídas. João Paulo foi adquirido em definitivo após a primeira temporada em empréstimo. O clube trouxe de volta o atacante Fredy Montero, que mesmo depois de nove anos longe do time de Seattle, ainda é o artilheiro principal da equipe. Brad Smith também retornou nesta temporada e agora o treinador tem dois jogadores em condições de jogar naquela lateral-esquerda. E também não podemos esquecer do meio-campista Kelyn Rowe, que veio do New England Revolution.
A solução
Provavelmente o principal desafio do técnico Brian Schmetzer era montar o time de uma forma que desse liberdade para Lodeiro fazer o time jogar de maneira extremamente c0mpetitiva, já que as expectativas dos torcedores de Seattle são sempre de brigar no topo da tabela de classificação. Como montar esse quebra-cabeça com as peças que lhe foram oferecidas? Vamos começar elencando essas peças.
Primeiramente, o time tem em Nicolás Lodeiro um camisa 10 extremamente dinâmico, habilidoso, que cadencia muito bem o jogo e faz o restante do time jogar em alto nível. Lodeiro foi o jogador com mais assistências na liga no ano passado. Em segundo lugar, agora o clube possui três excelentes centroavantes: Raul Ruidiaz, que foi escolhido para a seleção da liga na temporada 2020 e tem sido consistentemente o artilheiro do time nas últimas três temporadas; Will Bruin, que evoluiu bastante na última temporada e sempre deu conta do recado quando precisou substituir Ruidiaz no time titular; e por último, Fredy Montero, que nada mais é do que o principal artilheiro do time na história por conta dos gols marcados em sua primeira passagem entre 2009 e 2012.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
No meio de campo, o time possui dois jogadores extremamente versáteis em João Paulo e Cristian Roldan. Eficazes na marcação e precisos quando vão ao ataque. Roldan tem sido o verdadeiro motor do time de Seattle, jogando tanto como ponta-direita quanto como meio-campo. Na lateral-esquerda, duas boas opções: Brad Smith, que é melhor no ataque, e Nouhou que é melhor na defesa. Na lateral-direita, apesar da perda de Leerdam, o jovem Alex Roldan já vinha se destacando no ano passado, mas assim como Smith é melhor atacando do que defendendo. Por último, os zagueiros não inspiram muita confiança, apesar de jovens e muito potencial ainda inexplorado.
A solução que o técnico Brian Schmetzer encontrou foi organizar o time no esquema tático 3-5-2. Desta forma ele consegue dar uma solidez maior à defesa, utilizando Nouhou como o terceiro zagueiro ao invés de lateral-esquerdo. Os três zagueiros dão mais liberdade para os dois laterais, Brad Smith e Alex Roldan, se tornarem alas e potencializarem suas características ofensivas. João Paulo e Cristian Roldan como “volantes modernos” fazem o conceito de “box-to-box” cobrindo boa parte do campo. Lodeiro teria a liberdade de armar as jogadas e cadenciar o jogo como está acostumado a fazer. E por último, na frente o time obriga qualquer adversário a ter extrema parcimônia com dois atacantes de histórico invejável na liga norte-americana: Raul Ruidiaz e Fredy Montero.
Como foi o primeiro teste do Seattle Sounders em 2021
O primeiro teste pra valer em 2021 foi na estreia do time na primeira rodada contra o Minnesota United. Nicolás Lodeiro havia se machucado no único amistoso da pré-temporada. Raul Ruidiaz demorou a se reapresentar pois estava resolvendo questões de autorização de trabalho. O time que iniciou a partida foi: Frey; O’Neill, Arreaga e Nouhou; Alex Roldan, João Paulo, Atencio, Cristian Roldan e Smith; Bruin e Ruidiaz.
Com a ausência de Lodeiro, caberia a Cristian Roldan a função de ser o maestro do time. Outra ausência inesperada foi a do zagueiro Yeimar, que ficou no banco por opção do treinador. O primeiro tempo do time de Seattle foi de mais dúvidas do que certezas. O time não se encontrava em campo. O meio de campo e o ataque estavam muito distantes. Ruidiaz conseguiu fazer algo inédito em sua carreira – desperdiçar uma penalidade máxima. De acordo com a entrevista que ele concedeu após o jogo ele afirmou que foi a primeira vez que ele perdeu um pênalti. Do lado esquerdo, Smith e Nouhou, na nova função, batiam cabeça em alguns momentos. Entretanto o congestionamento na entrada da área dificultava as ações do time visitante que não chegou com perigo à meta do goleiro Frei no primeiro tempo.
Brian Schmetzer foi cirúrgico no intervalo. Fez os ajustes necessários e o time voltou de maneira muito melhor. O golaço de João Paulo abriu o placar e deu mais tranquilidade ao time. O meio de campo encontrou os espaços e conseguiu a conexão com os atacantes. O segundo gol saiu de uma bola enfiada de João Paulo para Bruin que se livrou do zagueiro com um giro, entrou na área e rolou a bola para Ruidiaz ampliar o placar. O terceiro gol do Sounders, e segundo de Ruidiaz na noite, foi uma jogada bem parecida. Desta vez Montero encontra Cristina Roldan entrando na área que rola para o meio e novamente ele, Ruidiaz, empurra para as redes. O lado direito do ataque do Sounders achou novamente o caminho para o gol. Cruzamento de Alex Roldan na segunda trave e Fredy Montero deu números finais à partida.
A defesa soube corrigir o posicionamento dos zagueiros no segundo tempo e não deu muitas chances ao adversário. O meio de campo encaixou e encontrou o caminho até os atacantes que não decepcionaram. João Paulo foi um dos destaques do jogo. Incansável na marcação, preciso no ataque, e um golaço para premiar sua atuação. Cristian Roldan demorou um pouco a encontrar o seu espaço, mas foi peça-chave na segunda etapa com passes cirúrgicos e uma assistência para o gol. Ruidiaz com dois gols ainda foi eleito o craque do jogo.
O próximo confronto será fora de casa contra o Los Angeles FC que venceram sua partida de estreia na liga também. Será que o novo esquema tático passará ileso ao poderoso ataque de Carlos Vela, Diego Rossi e cia? Veremos no próximo sábado (24), às 19h (horário de Brasília).
(Capa: Reprodução: Site/Seattle Sounders)