Orange County conquistou seu primeiro título da segunda divisão dos Estados Unidos, USL Championship, após vencer o Tampa Bay Rowdies fora de casa
Na noite deste domingo (28), além das partidas semifinais de Conferência da MLS, os Estados Unidos viveram também a grande decisão da USL Championship, segunda divisão e segunda liga de maior importância no país.
Na grande final, estavam frente a frente Tampa Bay Rowdies, dono da melhor campanha da temporada regular, contra o Orange County SC, time que era pouquíssimo cotado para alcançar a grande decisão.
Jogando em casa, o Tampa Bay Rowdies lotou seu estádio e preparou uma festa, mas foi surpreendido por um ótimo jogo dos visitantes, que venceram por 3 a 1 e conquistaram o primeiro título da franquia em 11 anos.
O JOGO
A torcida do Tampa Bay Rowdies logo na escalação teve uma surpresa negativa, com o goleiro Evan Louro, eleito o melhor goleiro da temporada, ficando de fora por lesão. Louro não se recuperou a tempo de uma lesão sofrida na comemoração da vitória nas semifinais sobre o Louisville City e precisou ser substituito pelo goleiro da seleção cubana Raiko Arozarena.
Com a vantagem de jogar diante de seus torcedores, os Rowdies logo foram ao ataque e começaram o jogo na pressão. Aos 18 minutos, o brasileiro Léo Fernandes tocou para Yann Ekra, que foi derrubado na área. Penalti! Na cobança, o artilheiro Sebastian Guenzatti parou no goleiro Patrick Rakovsky.
Após a defesa, o Tampa sentiu o golpe e logo foi castigado pelo Orange Conty. Aos 25′, a defesa do time da Flórida tentou sair jogando, mas Scarlett errou o passe e deu no pé do atacante Ronaldo Damus. O ex-FC Dallas foi implacável e não perdoou. 1 a 0.
Daí em diante, Damus seguiu sendo um perigo e o Orange County aproveitou o bom momento do jogo. Aos 38 minutos, em contra-ataque, Ronaldo Damus recebeu cruzamento, dominou e bateu de sem pulo pro fundo do gol, colocando o 2 a 0 no placar e calando o estádio de Tampa.
Ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos, Mikko Kuningas cobrou falta de longe, com força, e venceu o goleiro Arozarena. 3 a 0 para o Orange County, para a surpresa de todos que acompanhavam a partida.
No segundo tempo, o técnico dos Rowdies, Neill Collins, eleito o melhor da temporada, fez alterações para tentar empatar o jogo, mas tudo que sua equipe conseguiu foi diminuir o prejuízo com o brasileiro Léo Fernandes aproveitando sobra de bola na área e abrindo o placar para os Rowdies aos 13 do segundo tempo, 3 a 1.
No restante da partida, o Tampa Bay ainda obrigou o goleiro Rakovsky a fazer algumas boas defesas, mas não conseguiu furar o bloqueio e empatar o jogo.
Dessa forma, a temporada da USL Championship se encerra com título inesperado do Orange County, que trocou de treinador ao longo da temporada e tinha técnico interino até o início dos playoffs, quando Richard Chaplow foi efetivado.
Se na MLS não tivemos times da Califórnia nos playoffs, na USL o Orange County levou um título para o maior estado do país.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Tampa Bay Rowdies – 1
Arozorena; Scarllet (Harris), Lasso (Antley) e Guillen; Dalgaard, Wyke (Doherty), Hilton e Léo Fernandes (Mkosana); Ekra, Dos Santos (Adebayo-Smith) e Guenzatti.
Téc: Neill Collins
Orange County – 3
Rakovsky; Richards (Smith), Orozco, Kiernan e Alston; Kuningas (Okoli), Powers, McCabe (Enevoldsen) e Iloski (Casiple); Calvillo e Damus.
Téc: Richard Chaplow
Gols: Léo Fernandes (TBR) / Damus (2x) e Kuningas (OC)
Cartões Amarelos: Lasso (TBR) / Mines (OC)