Ver franquias da Major League Soccer com parceiros em solo europeu não é algo estranho, mas a parceria entre Atlanta United e Aberdeen FC foge do paradigma ao qual estamos acostumados
Franquias da Major League Soccer possuindo parcerias com clubes do futebol não chega a ser novidade. A dupla nova-iorquina é um bom exemplo. Tanto o New York City FC quanto o New York Red Bulls são parte de projetos coordenados pelo City Football Group e pela empresa austríaca do ramo de bebidas Red Bull. Porém existe uma parceria envolvendo um time da MLS e um da Europa que foge do paradigma das anteriores.
Veja também: Política satélite do NY Red Bulls não deveria ser aceita pela liga
Atlanta United e Aberdeen, da Escócia, são parceiros desde novembro de 2019. As equipes firmaram uma parceria estratégica, diferente da relação mais ao estilo “matriz-filial” dos clubes de Nova York. A relação entre a franquia da Geórgia e o clube escocês se assemelha mais a uma espécie de intercâmbio.
O Aberdeen FC é um clube escocês que disputa a Scottish Premiership, primeira divisão da Escócia. A equipe é conhecida por ser a equipe que projetou o lendário treinador Alex Ferguson, que se tornaria uma lenda no comando do Manchester United/ING. A equipe é considerada uma espécie de terceira força do futebol da Escócia, porém está muito, mas muito atrás dos principais times do país, Celtic e Rangers. O clube é tetracampeão nacional, porém desde meados dos anos 80 não conquista o título escocês. Por isso, a parceria com o Atlanta surgiu como uma boa oportunidade pra ambos.
A parceria é focada na troca de conhecimentos e experiências entre as equipes, além de tornar a marca do Atlanta United mais expandida globalmente. Uma coisa que diferencia a parceria entre Atlanta e Aberdeen, é o fato de que não é o clube europeu que investe na franquia norte-americana, mas o contrário. A empresa AMB Sports & Entertainement, que controla o Atlanta United, tornou-se acionista minoritária do Aberdeen fazendo investimentos na casa dos € 2 milhões de euros.
O acordo entre as duas equipes engloba também o desenvolvimento de jogadores jovens e outras questões administrativas e isso ficou bem nítido recentemente, quando o Atlanta United anunciou a contratação do lateral Ronald Hernández e, mais ainda, quando Stephen Glass, ex-técnico do Atlanta United 2 e interino da equipe principal assumiu o cargo de treinador do Aberdeen.
Com uma hierarquia diferente do habitual, Aberdeen e Atlanta tem uma relação que é interessante para ambas as partes. A troca de experiências e conhecimentos agrega muito, sobretudo ao time escocês. Ao mesmo tempo que o Atlanta United leva a sua marca para outros cantos do mundo e a expande tornando uma franquia cada vez mais relevante, não só nos Estados Unidos, mas também fora dele.
(Capa: Reprodução/Twitter Atlanta United)