Após um 2020 conturbado envolvendo o antigo dono do Real Salt Lake, o bilionário americano Dell Loy Hansen, o clube anunciou nesta quinta-feira (11) um novo Diretor Técnico, Kurt Schmid.
Esse é mais um movimento da franquia de Utah, que passa por um momento delicado administrativamente desde quando Hansen condenou o RSL e o Los Angeles FC por decidirem não jogar uma partida agendada em homenagem e protestavam contra o policial que matou Jacob Blake, um homem negro, num ato racista. Fãs e atletas de vários esportes pediram que Hansen vendesse o time da MLS e o embrólio está nas mãos da liga atualmente.
A venda do Real Salt Lake foi assumida pela própria liga depois que o então proprietário não conseguiu fechar um negócio no prazo de até 8 de janeiro deste ano. Hansen avaliou em US $ 500 milhões o grupo que detinha o próprio Real Salt Lake e o Utah Royals FC, que joga na NWSL. Assim, o Royals FC, equipe feminina, já foi vendido a investidores de Kansas City. Agora, as estimativas avaliam a franquia restante entre US $ 350-400 milhões. Ryan Smith, dono do Utah Jazz, da NBA, estaria interessado em comprar o time.
Durante o discurso do mandatário da MLS, Don Garber, sobre esta situação em dezembro, ele confirmou que “a MLS está preparada para assumir o processo de vendas da Real Salt Lake e da Utah Soccer Holdings”.
O certo agora é que para temporada de 2021, o homem do futebol em Salt Lake será Kurt Schmid, de 38 anos, que tem na bagagem uma boa experiência em MLS onde já atuou como dirigente em clubes como Inter Miami, Seattle Sounders e LA Galaxy.
Em sua função como Diretor Técnico, uma das principais responsabilidades de Schmid será liderar o departamento de olheiros na identificação de jogadores e estratégias de recrutamento. Ele também irá desenvolver e supervisionar a implementação de planos de progressão de jogadores dentro da organização, desenvolvendo o currículo de futebol do clube e gerenciando a movimentação de jogadores entre o Real Salt Lake, o Real Monarchs, da USL Championship, e o sistema de academia do clube.
(Capa: Reprodução / Rede Social Real Salt Lake)