Na segunda edição da coluna MLS Drops, Pedro Luis Cuenca fala sobre o momento de turbulência vivido pelo Seattle Sounders
Ano após ano, o Seattle Sounders dá provas de que é a equipe mais temida da Major League Soccer. De 2016 pra cá, são dois títulos e dois vices, além da histórica conquista da CONCACAF Champions League nesta temporada. Isso sem contar, claro, com as boas campanhas ao longo de todo o campeonato, algo que está adormecido em 2022.
Nestes anos passados, Seattle adotou uma característica que já virou até tradição na liga. O time pode até começar mal a MLS, mas os meses de verão costumam acender o fogo do time, que rapidamente reage e alcança as primeiras posições na tabela – entre 2017 e 2021, a equipe sempre ficou em segundo lugar na fase regular da Conferência Oeste.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Só que 2022, porém, parece ser um desafio maior para o Sounders, que agora carrega a responsabilidade de ser a melhor equipe da América do Norte. Enquanto esteve na briga pelo título, era compreensível o certo desleixo com a MLS, ainda mais pela notória ausência de rebaixamento na liga. Depois da taça, uma breve reação criou esperanças, mas os últimos jogos serviram para desmanchar tudo.
Depois de vitória fora de casa contra o Toronto, por 2 a 0, no dia 2 de julho, Seattle amargou três derrotas seguidas. A mais dolorosa delas foi, com certeza, para o rival Portland Timbers dentro do Lumen Field: 3 a 0 incontestável e com direito a jogador expulso.
Depois, nova derrota, agora para o Nashville SC. Por fim, perdeu fora de casa para o Chicago Fire, uma das mais frágeis equipes da liga neste ano. Agora, ocupa apenas a 9ª colocação no Oeste, ainda que esteja bem próximo da zona de classificação. Os próximos jogos serão decisivos, inclusive contra o líder LAFC.
É bem verdade que o verão mal começou nos Estados Unidos, mas o calendário enxuto por conta da Copa do Mundo no fim do ano não vai permitir vacilos ao longo da temporada regular. É bom que o Seattle Sounders abra os olhos e não fique de fora dos playoffs pela primeira vez justamente depois de um título continental.
(Capa: Reprodução/Twitter/Seattle Sounders)